Confiança dos empresários cresce, aponta Fecomércio-ES

Centro de Vitória

Confira o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória, que mostrou desempenho superior ao de 2016.

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou alta em outubro. A variação positiva foi de 7,3% em relação a setembro, marcando 111,8 pontos.

O levantamento é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). O resultado mostra um desempenho em outubro deste ano 14,6% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. Confira o estudo completo.

A pesquisa é composta por três subíndices e todos tiveram crescimento. Eles são: condições correntes (ICAEC), expectativas para os próximos meses (IEEC) e condições de investimentos (IIEC).

O índice sobre investimentos das empresas (IIEC) foi o que mais avançou. Teve um aumento de 9,5% em relação a setembro, alcançando o nível de otimismo com 102,2 pontos.

Porém, o fator que avalia as condições atuais da economia (ICAEC) permanece no nível de pessimismo com 80,3 pontos. Apesar disso, teve alta de 9%. A avaliação das expectativas dos empresários do comércio para os próximos meses cresceu 5% e fechou com 152,8 pontos.

Na comparação anual, todos os subíndices apresentaram variações positivas, com destaque para o índice de investimentos que cresceu 34%. A avaliação das expectativas avançou 20% e o da situação atual cresceu 3%. Com o aumento da confiança fortemente baseado nas expectativas para os próximos meses.

O índice varia de 0 a 200 pontos. O total de 100 pontos corresponde à zona de indiferença. Abaixo dele, a situação é de pessimismo, enquanto acima de 100 a situação de otimismo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome