22.7 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Vitória é eleita a segunda melhor cidade para se envelhecer

Edição do IDL 2023 apontou que a capital capixaba é destaque na saúde para a terceira idade.

Por Gustavo Costa

Um dos indícios que um país tem para identificar que avançando e se desenvolvendo é a expectativa de vida de sua população. Quando maior a expectativa, mais entende-se que a qualidade de vida naquele determinado local vem aumentando ao longo do tempo, ocasionando em um aumento da população idosa.  

- Continua após a publicidade -

E quando se fala no Brasil, poucos lugares mostram qualidade de vida para se envelhecer bem como Vitória. Foi o que apontou a terceira edição do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL 2023). Segundo o estudo, que é definido a partir de informações sobre economia, saúde e socioambiental de fontes como IBGE, DataSUS e INSS, a capital do Espírito Santo foi apontada como segunda melhor cidade grande para se envelhecer no país.

Vitória ficou atrás apenas de São Caetano do Sul, município localizado no ABC Paulista. Quando o assunto é o bem-estar da população, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realiza ações de promoção, recuperação e reabilitação da saúde, além da prevenção de doenças.

O município conta com uma rede com 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS), módulos e grupos de atividades físicas do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), além do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai). Esse último recebe cidadãos que sofrem de comprometimento da capacidade funcional e doenças incapacitantes. Para ter acesso ao serviço, basta um encaminhamento feito pelo médico de uma UBS do bairro que residir  e uma avaliação clínico-funcional pela equipe da Atenção Básica responsável.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA