26.6 C
Vitória
domingo, 14 abril, 2024

Vitória é a cidade que mais realiza testes no Espirito Santo

As informações são do Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes no Espírito Santo, Vitória é a que mais realiza testes.

Desde o início da pandemia da Covid-19, em março, até esta sexta-feira (7), já foram realizados 27.708 testes em moradores da capital para detecção do novo coronavírus, tanto na rede pública quanto na particular.

A capacidade atual de testagem para Covid-19 na rede municipal de saúde de Vitória é de 120 coletas de amostras/dia, com a metodologia de diagnóstico molecular, através da técnica de RT-qPCR (PCR em tempo real). Nesse tipo de exame, o município faz a coleta e encaminha para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

- Continua após a publicidade -

O município oferta também testes rápidos (IgM/IgG), que estão disponíveis em todas as unidades de saúde e são utilizados conforme a demanda, seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Sesa.

Desde o dia 17 de abril, o município implantou também um Centro de Testagem (CT) Municipal, que apoia as unidades de saúde na coleta de exames do tipo PCR. O local conta com profissionais treinados especificamente para coleta dos exames, aumentando significativamente nosso potencial de oferta.

“A ampliação da testagem é uma estratégia importante para intervenção precoce em relação aos cuidados de saúde nas pessoas que foram contaminadas. E permite também compreender o comportamento da epidemia em Vitória, qualificando as nossas intervenções no enfrentamento da mesma”, disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA