A União Europeia selecionou Viana para participar de uma cooperação técnica entre cidades do Brasil e da Europa
Redação Next Editorial
O município de Viana assinou acordos de cooperação com as cidades portuguesas de Guimarães e Oeiras, ambas que fazem parte do consórcio de cooperação técnica da União Europeia e do programa Inova Juntos. O objetivo é o de trocar as experiências relacionadas ao desenvolvimento econômico, sustentável, geração de emprego e renda e tecnologia. Wanderson Bueno, prefeito municipal já está em Portugal dialogando sobre gestão pública.
A cidade de Oeiras tem uma característica muito parecida com a de Viana no decorrer do seu desenvolvimento por fazer parte da Região Metropolitana de Lisboa. Hoje é uma grande referência no desenvolvimento científico e tecnológico da região. Já na cidade de Guimarães, o que chamou a atenção do prefeito Wanderson Bueno foi a forma com que eles desenvolvem a integração dos novos talentos profissionais com o mercado de trabalho.
- Já sabe onde acompanhar o jogo da Seleção Brasileira?
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O intercâmbio é realizado por meio do Projeto InovaJuntos, implementado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, e UE.
O projeto recebeu candidaturas de municípios de todo o país e, destas, apenas nove foram avaliadas e classificadas para participar de Missão Técnica Internacional entre municípios brasileiros e portugueses com o objetivo de conhecer as experiências de inovação na gestão pública adotadas em terras portuguesas. Entre as selecionadas está Viana, a única cidade capixaba no projeto.
“Passamos por Lisboa, Oeiras, Maia, Guimarães e Coimbra, e volto para Viana com a cabeça a mil por hora. Tanta experiência vivida e compartilhada aqui que me deixa confiante que podemos cada vez mais fazer a diferença em nossa cidade. São realidades diferentes mas que ao mesmo tempo se assemelham pelos desafios de gerar empregos, dar o pontapé para termos uma cidade digital, sem esquecer do desenvolvimento sustentável. Enfim, muito a se fazer e agregar ainda mais à nossa Viana”, disse o prefeito.