Ao todo 101.320 mil doses foram disponibilizadas para o estado e serão distribuídas para os municípios referencia em um primeiro momento
Por Leulittanna Eller Inoch
Foi dada a largada, o Governo do Estado iniciou ontem, em ato simbólico, a vacinação em todo território capixaba.
A primeira capixaba a ser vacinada foi a Dona Iolanda Brito, enfermeira de 55 anos que trabalha na linha de frente contra a covid-19 e que está no Hospital Estadual Dr. Jaime dos Santos Neves desde que ele foi inaugurado.
A vacinação iniciou com uma solenidade do Governador Renato Casagrande junto ao Secretário de Saúde, Nésio Fernandez. “Agradeço à Deus pelo início desta caminhada. Quero parabenizar toda a nossa equipe de Governo e também o Governo Federal, que nos enviou esse primeiro lote de vacinas. Tenho que agradecer também a nossa bancada federal, que tem sido parceira e ajudado na disponibilização dos recursos, assim como a Assembleia Legislativa que votou todas as matérias relacionadas a este tema. O meu obrigado também à imprensa que tem feito um trabalho importante de orientação da população”, afirmou o governador.
Apesar da alegria trazida pelo momento o Renato lembrou da situação da covid-19 no estado, “Ficamos tristes todos os dias no final da tarde quando são atualizados os dados do painel Covid-19 e verificamos o número de pessoas que perdem a vida. Oramos para que a gente possa ter uma diminuição na perda de vidas. Infelizmente, quase todo mundo conhece alguém que perdeu a vida por causa dessa doença. Ficamos muito felizes que muitas mortes serão evitadas com essa vacina”, pontuou.
Iolanda Brito
A primeira capixaba escolhida para ser vacinada, Iolanda Brito, iniciou sua carreira a oito anos como técnica de enfermagem. Emocionada contou como tem sido os dias desde que a pandemia se iniciou: “Presenciei muitos dias difíceis, mas também felizes porque pude contribuir nos dias de luta. E hoje sou uma das primeiras a viver dias de glória”, disse a trabalhadora da saúde que ainda afirmou “não tenha medo das vacinas”.
Como forma de homenagem a todos os profissionais que estão na linha de frente no combate à doença, foram imunizadas na solenidade: a fisioterapeuta Thaísa Fonseca; o médico Romerson Ribeiro; a enfermeira Eliane Palles; a auxiliar de serviços gerais, Sabrina Bital Martins; e a vacinadora Elizelia Bicalho.
Distribuição da vacina no Estado
As 101.320 doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde da vacina CoronaVac foram encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria da Saúde, em Vitória. A partir desta terça-feira (19), as doses serão destinadas às Centrais Regionais de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus para distribuição aos municípios capixabas, que iniciaram a distribuição aos municípios do interior do Estado. Também nesta terça, os municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra receberão as doses para iniciar a campanha.
O Governo do Estado investiu na compra de 80 equipamentos de refrigeração que serão distribuídos aos municípios capixabas. Além disso, realizou adaptação nos caminhões frigoríficos e furgões das Regionais de Saúde com novo isolamento térmico e climatização, que estão prontas e serão utilizados para a logística de distribuição.