- Continua após a publicidade -

Vacina: Governo oficializa fim de acordo com a empresa indiana Covaxin

Acordo para a compra de vacinas foi anunciado em junho e revogado hoje

Por Karine Melo (Agência Brasil)

Está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27) a rescisão unilateral do contrato entre a Precisa Medicamentos – farmacêutica que intermediava a venda da vacina Covaxin, produzida pela farmacêutica indiana Bharat Biotech – com o governo brasileiro.

Pelo contrato, seriam compradas 20 milhões de doses do imunizante – ao custo de R$ 1,6 bilhão. Em junho, após denúncias de irregularidades envolvendo a compra dos imunizantes se tornar alvo da CPI da Pandemia do Senado, a suspensão do acordo foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

- Continua após a publicidade -

No mesmo mês a fabricante Bharat Biotech anunciou a rescisão de seu contrato com a Precisa. Em nota divulgada na época, a farmacêutica indiana afirmou que o contrato celebrado com a empresa brasileira para introduzir a vacina Covaxin no Brasil havia sido suspenso “com efeito imediato”.

CPI

Documentos enviados pelo Ministério das Relações Exteriores à CPI revelaram que o valor de US$ 15 por dose negociado pelo governo brasileiro para a compra do imunizante era superior ao estimado pela Bharat Biotech.

Em comunicado publicado em junho, a Precisa Medicamento havia informado que o preço praticado no Brasil estava em conformidade com os custos para o mercado global.

Leia Mais

Vacina da gripe será liberada para toda população...
Trump diz que guerra contra Irã está perto...
Mulheres têm menos filhos e adiam maternidade no...
PF abre inquérito para apurar conduta de Bolsonaro...
Saúde reforça vacina contra sarampo antes da Copa...
Anvisa manda recolher lote de coco ralado ‘Casa...
Brasil e Bolívia avançam em acordo para comércio,...
Medida dos EUA sobre facções pode afetar investimentos...
CPI: Dias acusa Miranda de pedir cargo para...
Casos de vírus sincicial respiratório acendem alerta; veja

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -