24.9 C
Vitória
quinta-feira, 16 maio, 2024

Universo no Parque traz a história do Universo com astrofísico argentino

Você conhece a nossa história? Ela começou, mais ou menos, há 13,8 bilhões de anos, quando não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia.

O historiador David Christian, autor do livro History of the Universe (História do Universo, em tradução livre), escreveu que as primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.

- Continua após a publicidade -

E tem mais! O nosso Sol e o Sistema Solar surgiram há cerca de 4,5 bilhões de anos. É muito provável que a vida tenha surgido na Terra “logo” depois, há 4 bilhões de anos. Nós, os seres humanos, demoramos mais para entrar em cena, aparecendo há cerca de 200 mil anos.

Para bater um papo sobre a “Evolução do Universo”, a Praça da Ciência recebe, neste sábado (15), a partir das 10 horas, um convidado internacional. Da Universidad de Córdoba, na Argentina, o pesquisador Diego Lambas, um dos grandes nomes da astrofísica, estará em Vitória conduzindo mais uma edição do “Universo no Parque”.

O nos adiantou que o nosso conhecimento do Universo mostra que ele está em constante evolução. “Desde um início extremamente concentrado, energético, homogêneo, até o estado atual, com as belas galáxias, intrigantes estrelas e fascinantes planetas”, comentou.

E a evolução do Universo também está presente no cotidiano, já que a matéria mudou de formas primitivas até átomos e moléculas. E por que isso é importante? “Sem as moléculas, não teríamos mundos como os conhecidos, nem a vida possível aqui na Terra, nem em nenhum lugar”, afirmou.

Não perca! A atividade é gratuita e não é necessário fazer inscrição. “Essa palestra é um curto passeio pela nossa história, que somente neste último século estamos começando a compreender”, destacou a coordenadora da Praça da Ciência, Juvenilda Ribeiro.

O projeto

“Universo no Parque” é um projeto de divulgação científica do Departamento de Física da Ufes, desenvolvido pelo Núcleo de Astrofísica e Cosmologia (Núcleo Cosmo-Ufes) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), tendo os professores Davi Rodrigues e Júlio Fabris como responsáveis.

O objetivo é levar as discussões científicas sobre o Universo para o grande público, de modo que sejam difundidas para a sociedade e não fiquem restritas ao meio acadêmico. O programa existe desde 2017, tendo mantido ciclo de palestras no Parque da Pedra da Cebola, no Parque Moscoso, no Parque da Vale e na Praça da Ciência.

Serviço

Universo no Parque: “Evolução do Universo”, com Diego Lambas
Sábado (15), às 10 horas
Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
entrada é gratuita.

Com informações da Prefeitura de Vitória

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA