23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Ufes desenvolve processo que transforma casca de coco em etanol

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) obtiveram a concessão da patente de um processo que promete transformar a matéria da casca de cocos verdes em etanol

A pesquisa na área de biotecnologia com resíduos agroindustriais, dentre eles o coco verde, foi desenvolvida pela aluna do curso de doutorado, Érica Albuquerque, e dois professores do programa de pós-graduação em Biotecnologia da universidade pública, Antônio Alberto Fernandes e Patrícia Fernandes.

Em nota, a Ufes classificou o processo como “inovador” e “altamente sustentável”. Ainda segundo a universidade, o método de produção de bioetanol celulósico a partir do uso de enzimas capazes de “acelerar” reações químicas e, assim, degradar a celulose presente nas células vegetais pode vir a ser utilizado industrialmente.

- Continua após a publicidade -

“O processo é uma alternativa economicamente viável na busca por fontes alternativas de etanol. Além disso, proporciona o aproveitamento e a eliminação de resíduos gerados pela atividade agroindustrial”, indica a universidade, na nota.

Patente

Concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), a patente confere ao desenvolvedor de novos produtos e processos a garantia de que, por um determinado período, ninguém mais produzirá ou comercializará tal inovação sem a autorização de quem a patenteou. Essa é a sétima patente que o Inpi confere à Ufes.

*Com informações da Agência Brasil
Ufes desenvolve processo que transforma casca de coco em etanol

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA