A proposta de revitalização do Radium Hotel foi apresentada para os moradores de Guarapari na terça-feira, 7 de dezembro
Por Wesley Ribeiro
O antigo Radium Hotel, localizado no município de Guarapari, na Região Metropolitana de Vitória, será transformado em um Centro de Inovação para o Turismo. As primeiras intervenções estão previstas para este mês, período em que será realizada a manutenção geral do edifício, segundo anúncio do Governo do Estado feito na terça-feira, 7 de dezembro.
No Centro de Inovação serão realizadas atividades voltadas ao empreendedorismo, com o intuito de apoiar iniciativas para novas vocações regionais, conectando o poder público, as universidades e a iniciativa privada.
O espaço vai contar com auditório, sala do empreendedor, biblioteca, museu sensorial, salas para incubadoras, salas de professores, salas para formação, espaço de co-working e laboratórios de informática.
Intervenções
Na área interna, uma sala será preparada para a apresentação da proposta que vai estar disponível por meio de QR-Codes, onde visitantes e turistas terão acesso às informações sobre o Radium Hotel.
- Gastrobar Quintal do Mar promete ser novo point em Guarapari
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Nosso desejo é de preservar a história, mas também apontar para o futuro, criando um mecanismo de formação profissional. O equipamento vai ser um espaço moderno para que a comunidade esteja presente e, com isso, possamos auxiliar na formação dos nossos jovens, criando emprego e renda, e gerando oportunidade para as pessoas. A proposta será executada em parceira com a Samarco e o Ifes”, afirmou Tyago Hoffmann, secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento
As obras de revitalização serão realizadas pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).
História
O Radium Hotel está localizado em frente à praia da Areia Preta, no Centro de Guarapari. A construção foi iniciada em 1947, pelo Governo do Estado do Espírito Santo, com o intuito de abrigar uma escola naval.
Somente em 1953, foi inaugurado pelo arrendatário italiano Alberto Quatrini Bianchi, que transformou a edificação em um renomado hotel cassino da Região Sudeste da época. Em 1998, o Radium Hotel foi tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual.