Instituto Jones Santos Neves e Setur divulgam dados sobre a economia do turismo no ES
Por Rafael Goulart
De acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Jones Santos Neves (IJSN), o turismo cresceu economicamente em 25,5% no ano de 2022 e a receita arrecadada com atividade turística subiu de 42,9% de 2021 para 2022, no Espírito Santo.
Os dados fazem parte do Boletim da Economia do Turismo referente ao 4° trimestre de 2022 que foi apresentado junto com a divulgação da Pesquisa de Carnaval realizada pela Consulting Brasil com o Observatório do Turismo da Secretaria de Turismo (Setur), nesta quarta (22).
“O turismo é um setor importante que representa aproximadamente 7% da nossa economia e abriga cerca de 180 mil pessoas ocupadas em suas atividades. O bom andamento do turismo reflete também no bom desempenho da economia capixaba”, explicou o coordenador de Estudos Econômicos do IJSN, Antonio Ricardo Freislebem da Rocha.
O Boletim mostrou que o rendimento médio do turismo capixaba superou o rendimento médio do turismo brasileiro. Além disso, o Espírito Santo reduziu a informalidade em relação ao Brasil, tendo 63,6% dos profissionais que trabalham no setor devidamente formalizados em comparação com a média nacional de 52,9%.
Pesquisa de Carnaval
A Secretaria de Turismo (Setur) apresentou nesta quarta (22) a Pesquisa Carnaval 2023. A coleta, que tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,5% , ocorreu entre os dias 17 e 22 de janeiro e entrevistou 1894 pessoas que visitaram 17 municípios capixabas.
O estudo realizado pela empresa Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios mostrou que pessoas de 21 Estados brasileiros visitaram o Espírito Santo no Carnaval.
Para 31,4%, o maior motivo da visita foram as belezas naturais do Espírito Santo. O gasto médio do turista ficou em R$ 103,50, com destaque para Santa Teresa, onde o gasto médio ultrapassou R$ 200,00.
A pesquisa completa está disponível no site https://observatoriodoturismo.es.gov.br
O Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo está disponível em: http://www.ijsn.es.gov.br/artigos/6432-economia-do-turismo-no-espirito-santo-4-trimestre-de-2022