24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Tudo pronto para a 35ª edição do maior evento do varejo capixaba

Feira acontece no Pavilhão de Carapina; expectativa é de movimentar R$ 600 milhões em negócios

Por Anderson Neto

Nos próximos dias 26, 27 e 28, o Pavilhão de Carapina recebe a 35ª edição da Acaps Trade Show. Considerado o maior evento do varejo capixaba, a feira tem expectativa de movimentar mais de R$ 600 milhões em negócios. O tema este ano será “Soluções e Experiências”, e vai contar com mais de 200 expositores e 22 palestras, workshops, painéis e mesas-redondas.

- Continua após a publicidade -

Os visitantes poderão conferir as últimas tendências e novidades em produtos e serviços para o varejo, as novidades que serão comercializadas por indústrias, distribuidoras e demais fornecedores de todo o Brasil. Já o conteúdo será apresentado em dois auditórios.

No Auditório Master acontecem as principais palestras. Já no Ciclo do Conhecimento serão discutidos assuntos técnicos voltados para o aprimoramento das empresas e profissionais de supermercados, padarias, bares, restaurantes, hotéis, entre outros segmentos.

Programação

No dia 26, na abertura da Acaps Trade Show, acontece a palestra “A inovação como forma de alavancar a sua empresa”, ministrada pela empreendedora, investidora e educadora Camila Farani. Sócia-fundadora da boutique G2 Capital, Camila é considerada uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina, segundo ranking da Bloomberg Línea, com mais de 45 startups e em seu portfólio.

O painel “Economia e Gestão Empresarial: o que está no nosso controle e o que não está”, apresentado por Rafael Furlanetti, será o destaque do dia 27. Ele é sócio e diretor da XP Investimentos e receberá a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, e o presidente da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) Idalberto Moro.

Já no último dia acontece a palestra “Motivação e foco para superar limites”, ministrada pelo atleta e apresentador do reality global “No Limite”, Fernando Fernandes.

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, está animado para esta edição da feira. “Nossa expectativa é de sempre realizar uma edição melhor que a anterior. Assim esperamos para 2023”, adianta.

“Vamos fazer um evento com dois focos: a mostra de produtos e serviços, quando teremos vários lançamentos, valorizando o relacionamento com grandes fornecedores de todo o Brasil; e a capacitação profissional, que terá uma programação muito rica. Porque hoje, quem não tiver capacitado, não só para o nosso negócio, simplesmente não consegue alavancar a sua empresa”, conta o superintendente da Acaps.

Hélio Schneider ressalta que “os debates nas áreas de operação, estratégia, gestão, tendências e comportamento do consumidor serão fundamentais para fortalecer as empresas, contribuir para a competitividade, a profissionalização e o aumento da eficiência do varejo”, comenta.

Painéis

Para 2023, a Acaps preparou uma sequência de painéis que tratarão de assuntos atuais e de grande interesse dos empresários e dos gestores varejistas capixabas. Serão quatro apresentações, todas no auditório Master, marcadas por bate-papos com estrategistas do mercado local e nacional.

Abrindo a programação de painéis, no dia 26, o consultor de varejo, Alexandre Ribeiro, fundador da consultoria de atuação nacional, RDias, mediará um encontro com grandes líderes supermercadistas.

São eles Luiz Coelho Coutinho, presidente do Grupo Coutinho; Vinicius Mendes, diretor dos Supermercados Rena, de Minas Gerais; Paulo Ivasko, sócio e diretor do Grupo Ivasko, do Paraná; e Luiz Carlos Araújo, diretor de Operações do Assaí Atacadista. Estes serão os convidados do painel “Um olhar para o futuro do varejo”, que debaterá os desafios estratégicos de cada formato de loja que compõe o setor de supermercados.

No segundo dia serão abordados assuntos como fidelização de clientes e a prevenção de perdas. “Cliente fiel: qual a chave para retenção?”, será  o tema conduzido pela especialista em varejo, comportamento do consumidor e shopper, Fátima Merlin. Ela conversará com Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães e proprietário da Ledut Casa de Pães.

Na sequência, Carlos Eduardo Santos, presidente da Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), receberá os gestores Gernaldo Gomes, da rede paulista Lopes Supermercados; e Patrick Barra, do Grupo Carone, para falar sobre a relação entre a gestão de perdas e a lucrativa das lojas.

O quarto painel será sobre o tema “Pessoas”, com um bate-papo sobre inteligência artificial, diferenças geracionais e diversidade nas organizações. Vão debater Marcos Bardagi, professor da Fundação Dom Cabral, Flávia Rapozo e Janc Lage, representantes das empresas capixabas Extrafruti e Grupo Àguia Branca.

Capacitação

As capacitações deste ano, no auditório Ciclo do Conhecimento, vão atender a um público de cerca de 1.500 profissionais que fazem a gestão operacional e de pessoas no varejo capixaba.

Palestras sobre boas práticas, hortifruti e precificação, além de oficinas de cortes de carnes especiais, estão na programação, bem como as mesas-redondas com a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz), Procon Estadual e Ministério do Trabalho, e os workshops para formação de lideranças.

Para mulheres

A Acaps Trade Show terá uma ação exclusiva para as mulheres, no dia 28.O painel “Liderança Feminina: o protagonismo da mulher nos negócios e na sociedade” será moderado pela comentarista na Rádio CBN Vitória, head de negócios e mentora de líderes, Andrea Salsa. Participam Luciana Andrade, procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo; e Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos.

Já a palestra “Vida em equilíbrio – A importância da organização para a saúde e para o bem-estar” terá à frente a personal organizer e primeira-dama da Acaps, Flávia Nolasco Dalvi.

Fechando o evento, a assistente social da Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer), Bianca Beraldi Xavier, fará uma apresentação sobre a Campanha Outubro Rosa, movimento mundial focado na prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Troféu

O Troféu Estande de Ouro é um reconhecimento dos melhores estandes nos quesitos “Beleza da Estrutura”, “Ações de Merchandising” e “Atendimento”. O julgamento será feito por uma comissão formada por diretores da Acaps e entidades parceiras do evento. Os vencedores são conhecidos no último dia da feira.

O credenciamento para visitação à feira já pode ser solicitado. Empresas varejistas podem se inscrever sem custo pelo site do evento até o próximo dia 22.

Serviço:

Acaps Trade Show

Data: 26, 27 e 28 de setembro

Local: Pavilhão de Carapina (Serra)

Horário de funcionamento: Palestras a partir das 9h. Feira com exposição de produtos e serviços, das 14h às 22h.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA