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quarta-feira, 24 abril, 2024

Trinta startups vão para a fase final de edital da Petrobras e Sebrae

Programa procura soluções inovadoras para diversas áreas. Saiba mais!

Trinta startups foram selecionadas para a fase final da segunda edição do Programa Petrobras Conexões para Inovação – módulo startups realizado em parceria pela Petrobras e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A lista com as selecionadas está disponível na internet. Ao todo, foram 363 propostas inscritas. Trinta startups vão para a fase final de edital da Petrobras e Sebrae

Na próxima etapa da disputa, as startups submetem as propostas ao sistema de Gestão de Projetos da Petrobras, para melhor detalhamento. A partir de agosto, haverá interação técnica com profissionais da companhia e do Sebrae para refinamento do plano de trabalho e do modelo de negócios. As candidatas receberão assessoria e treinamento para as apresentações finais. A última fase com a seleção das vencedoras está prevista para outubro.

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O programa é voltado para startups, microempresas e empresas de pequeno porte, que devem desenvolver soluções com potencial de implantação no curto prazo e de alto impacto para o mercado de óleo e gás. As empresas devem propor soluções para desafios nas seguintes áreas:

Tecnologias digitais; Robótica; Eficiência energética; Catalisadores; Corrosão; Redução de emissões de carbono; Modelagem geológica; Tecnologias de inspeção e tratamento de água.

O que são startups?

De acordo com as regras do programa, startups são empresas emergentes inovadoras com potencial de crescimento rápido e contínuo, em busca de viabilizar um produto, serviço ou modelo de negócios inovador. Nessa chamada pública, a startup deve estar enquadrada como microempresa ou empresa de pequeno porte.

Premiação

Nesta edição, serão destinados até R$ 10 milhões para o programa. O valor por projeto poderá chegar a R$ 1 milhão, dependendo do benefício para o negócio da Petrobras a ser demonstrado durante o processo seletivo.

Os vencedores contarão com a assessoria da Petrobras e do Sebrae para que as soluções tenham os benefícios comprovados e modelos de negócios que garantam a geração de valor no curto prazo. Os projetos bem-sucedidos poderão ser testados em campo.

O Programa Petrobras Conexões para Inovação prevê o lançamento contínuo de editais de chamada pública de projetos e desafios de inovação, com recursos oriundos na cláusula de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

*Da Redação, com informações da Agência Brasil. 

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