Atualmente, a construtora foca na recuperação das estruturas metálicas e no tratamento do concreto do futuro teatro
Por Kebim Tamanini
Diversos órgãos estaduais e autoridades têm realizado uma série de visitas ao Cais das Artes para acompanhar de perto o andamento das obras. Nesta semana, foi a vez de servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) fiscalizarem o local. A construção teve início em 2010 e enfrentou uma série de desafios que adiaram sua conclusão, originalmente prevista para 2012 e agora prorrogada para 2026.
De acordo com o TCE-ES, o monitoramento visa garantir que o projeto siga o cronograma, com a conclusão dos serviços de recuperação prevista para janeiro de 2025. Atualmente, as equipes da construtora estão focadas na recuperação das estruturas metálicas e no tratamento do concreto do prédio que será transformado em teatro.
Além disso, já foram iniciadas outras intervenções relacionadas ao saldo contratual, como a concretagem dos pisos, conforme destacou o coordenador do NED, Guilherme Bride, durante a visita.
“Este ano marca um ciclo do nosso acompanhamento para garantir que tudo esteja conforme o acordo judicial. Devemos intervir o mínimo possível para não afetar o andamento da obra, mas alertaremos sobre qualquer questão relevante”, afirmou Bride.
Após oito anos de paralisação, que se estenderam até 2015, os tapumes ao redor do Cais das Artes foram finalmente removidos em agosto do ano passado, marcando o reinício das atividades de construção. Nesta nova fase, foram investidos mais R$ 183 milhões dos cofres públicos.
Vale ressaltar que o projeto do Cais das Artes foi concebido pelo arquiteto capixaba Paulo Mendes da Rocha, que faleceu em 2021. O compromisso é manter a fidelidade ao projeto originalmente proposto, honrando o legado e a visão desse importante nome da arquitetura contemporânea.
Com a conclusão cada vez mais próxima, o projeto original do complexo cultural Cais das Artes prevê um teatro de 600 metros quadrados, com capacidade para 1.300 pessoas, e um museu com 2.300 metros quadrados. Além disso, o Cais das Artes contará com um auditório para 225 pessoas, salas de exposições, biblioteca, cantina, recepção, cafeteria e espaços para espetáculos e exposições ao ar livre.