TRE-ES disponibilizará mesas para justificativa de ausência em municípios com mais de 100 mil eleitores no Espírito Santo
Por Robson Maia
No próximo domingo (27), das 8h às 17h, a eleitora ou o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral poderá justificar sua ausência durante as eleições municipais de 2024. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) divulgou os locais aptos para a realização da justificativa.
De acordo com o TRE-ES, a opção mais rápida e cômoda segue sendo a justificativa pelo aplicativo e-Título pelo celular nos sistemas Android ou iOS, no dia da votação. Caso opte por fazê-la de forma presencial, basta comparecer a uma Mesa Receptora de Justificativa munido do título de eleitor e de um documento de identificação com foto, preencher ou já levar preenchido o requerimento o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).
O requerimento deverá ser assinado na presença do mesário. Não há limitações para o número de vezes que o eleitor pode justificar o voto, sendo restrito a uma justificativa por votação.
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) disponibilizará a instalação de Mesas Receptoras de Justificativas nas zonas eleitorais com mais de 100 mil eleitores: 48ª (Cachoeiro de Itapemirim); 6ª (Colatina), 21ª (São Mateus), 55ª (Vila Velha); 54ª (Cariacica); 24ª (Guarapari); 25ª (Linhares) e 52ª (Vitória), nos termos do artigo 58 da Resolução TRE/ES nº 24/2024 (1262331), alterada pela Resolução TRE/ES nº 64/2024, bem como do art. 9º da Resolução TSE nº 23.736/2024.
As Mesas Receptoras de Justificativas funcionarão exclusivamente para justificativa eleitoral e estarão estabelecidas em pontos estratégicos e de grande trânsito de eleitores, de modo a facilitar o acesso daqueles que não poderão comparecer às urnas no dia da votação.