22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Transcol receberá mais 50 ônibus elétricos em quatro anos

Existem atualmente quatro veículos desse tipo em circulação na Região Metropolitana, e os resultados têm agradado ao Governo do Estado

Por Kebim Tamanini

Durante uma reunião com o governador alguns dias atrás, foi apresentado o estudo para a elaboração do Plano Estadual de Mobilidade Urbana, que prevê a inclusão de 50 ônibus elétricos no Sistema Transcol até 2027. Já existem quatro veículos desse tipo em operação entre os municípios da Grande Vitória.

- Continua após a publicidade -

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) afirmou, por meio de nota, que “a previsão é que essa medida seja implementada nos próximos quatro anos”. Segundo a pasta, “a utilização de ônibus elétricos no transporte público traz diversos benefícios, como a redução da emissão de poluentes, economia de combustível, promoção da mobilidade sustentável, diminuição do ruído nas áreas urbanas, entre outros.”

Até o momento, a implementação dos ônibus elétricos estava na fase de testes, mas, após ser incluída no Plano Estadual de Mobilidade Urbana, os resultados dos quatro veículos parecem ter agradado ao Governo do Estado.

No que diz respeito ao meio ambiente, a política de tornar o transporte público na Região Metropolitana mais sustentável é uma das principais prioridades da atual administração capixaba. Vale destacar que, em média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 toneladas de CO2 por ano.

Em uma entrevista realizada alguns meses atrás, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, relatou que foram analisados pontos estratégicos para a incorporação desses veículos na frota. “A aquisição destes carros elétricos vai ajudar a entender melhor como eles vão se adaptar ao sistema, o que auxiliará na definição dos modelos a serem usados no Sistema Transcol nos próximos anos, levando em consideração aspectos econômicos, ambientais e de conforto para o usuário”, afirmou.

Os investimentos são altos, mas a Semobi afirma que não é possível determinar o valor dos recursos financeiros que serão investidos nos 50 veículos elétricos.

Renovação

Os ônibus elétricos fazem parte de um conjunto de investimentos realizados pelos consórcios operadores em parceria com o Governo do Estado desde o início de 2019, visando à modernização e expansão da frota do Sistema Transcol. 

Atualmente, os quatro ônibus elétricos estão em operação nas linhas troncais que cobrem a Região Metropolitana da Grande Vitória. Cada um desses veículos tem uma autonomia de 120 a 150 quilômetros, com recarga oportunista, e atinge uma velocidade máxima de 60 quilômetros por hora.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA