20 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro, 2020

Tendência automotiva: carros híbridos e elétricos

Leia Também

O que as empresas de sucesso podem ensinar para a sua vida

A principal qualidade das empresas, a partir da qual se permite o crescimento quase que ilimitado dos negócios é a organização e o método

Oratória para Empreendedores – Uma poderosa ferramenta para vender ideias!

A forma do empreendedor se expressar é fundamental para o marketing pessoal e de relacionamento

Crimes ambientais cometidos por pessoas jurídicas

Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

Entenda as características e diferenças entre os carros híbridos e elétricos, que têm ganhado a preferência dos consumidores

Os veículos híbridos e elétricos deixaram de ser o futuro e já se tornaram realidade no Brasil. Com diversas opções disponíveis hoje, a venda de veículos híbridos decolou de vez no último ano. Com modelos que oferecem mais economia, conforto e menos impacto ambiental, os utilitários híbridos se tornaram uma tendência no mercado automotivo brasileiro.

Para compreender como funciona os carros híbridos, é necessário conhecer a diferença entre os motores elétricos e os movidos a combustão.

O motor movido à gasolina e etanol funciona a partir da queima dos combustíveis. As explosões internas geram energia que é convertida em energia mecânica, a qual faz as rodas se movimentarem. Já os carros elétricos utilizam a energia armazenada em baterias de grande capacidade, convertendo-as em energia mecânica.

E os híbridos? Segundo Guto Roque, gerente geral da Land Vitória, os modelos híbridos combinam ambas as tecnologias, gerando a energia necessária para a movimentação das rodas.

“Como o próprio nome diz, os carros híbridos extraem das tecnologias dos motores elétricos e os movidos a gasolina, a partir de um sistema eletrônico central que identifica padrões de aceleração e velocidade, para assim acionar o motor ideal para o momento e otimizar a potência e a autonomia do carro”, afirma Guto.

Tipos de veículos híbridos e elétricos

O portfólio de veículos híbridos elétricos no Brasil cresceu e hoje no mercado automotivo, é possível encontrar três tipos: o MHEV, HEV e o PHEV. Essa diferenciação diz respeito ao quanto cada motor trabalha na movimentação das rodas do carro.

“Os veículos híbridos leves (MHEV) têm um sistema híbrido que colhe e armazena a energia perdida na desaceleração do veículo, retroalimentando o carro para auxílio do motor. E com o avançado sistema stop/start, que permite desligar o motor enquanto o veículo desacelera, melhora a economia de combustível do veículo”, explica Guto.

Já os veículos elétricos híbridos (HEV), são movidos por um motor elétrico e um conjunto de baterias que melhoram a eficiência do carro. “Um veículo HEV tem a bateria carregada por meio de frenagem regenerativa que captura e a energia cinética na bateria, fazendo com que as rodas do veículo se movimente”, conta Guto.

Os carros elétricos-híbridos Plug-in (PHEV) combinam um motor convencional com um motor elétrico e uma bateria. Os veículos PHEV são carregados com uma fonte de alimentação externa e por meio de frenagem regenerativa, seleciona e combina suavemente o motor elétrico e o motor a combustão movimentando as rodas. “E com esse trabalho de captação de frenagem regenerativa, que os utilitários PHEV oferecem excelente desempenho e eficiência para quem opta por esse modelo”, afirma Guto.

Vantagens de ter carro híbrido elétrico

Umas das vantagens que os carros híbridos elétricos oferecem é a economia na hora de abastecer. Por usar energia elétrica para tracionar as rodas, o consumo de combustível cai de forma significativa. Outra vantagem é a durabilidade do veículo, uma vez que eles não usam motor de partida, embreagem e nem alternador, sendo assim com menos peças, o custo da manutenção no pós-vendas é menor.

Além disso tudo, é totalmente sustentável. “Por utilizar energia elétrica o tempo todo, as emissões de gás carbônico pelo motor são mais baixas, o que protege o meio ambiente”, conta Guto.

 

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Mais Motores

Som alto no carro faz mal. Saiba como cuidar dos ouvidos!

Muitas pessoas andam no carro ouvindo música na maior altura, mas isso pode ser um perigo. Saiba o porquê! Muitas pessoas escutam música na maior...

Hyundai lança HB20 série Copa do Mundo FIFA

Série especial traz central multimídia com TV digital integrada para assistir aos jogos A Hyundai lançou uma edição especial do HB20 para a Copa do...

SpaceFox ganha versão Trendline

Novo modelo da Volkswagen sai por a partir de R$ 56.220 A Volkswagen do Brasil revelou a mais nova versão de entrada...

Blogs e colunas

Desemprego a passos largos

“Quando entramos na pandemia já existia cerca de 11 milhões de desempregados",disse o conselheiro do Corecon-ES Vaner Corrêa O desemprego bateu recorde e encerrou o...

Valorização da autoestima da mulher em campanha da agência África para Marisa

A marca vai realizar no sábado (24) a segunda edição do Dia Rosa, com destinação de parte das vendas de qualquer lingerie ao Protea.

MP assina campanha Outubro Rosa para Afecc

"A vida mudou. Os cuidados com ela, não", a campanha aborda a importância de se manter a prevenção ao câncer