27.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 junho, 2024

Sinal 5G é liberado para Vila Velha

Inicialmente, somente os clientes da Vivo poderão utilizar a tecnologia 5G e é necessário aparelho compatível

Por Amanda Amaral 

A tecnologia 5G agora pode ser utilizada por moradores de Vila Velha. Atualmente, no Espírito Santo, ela está em uso também na Serra e em Vitória. As companhias de celular ainda não ativaram a tecnologia em Fundão, Guarapari, Cariacica e Viana apesar da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já ter liberado o sinal para estas regiões.

- Continua após a publicidade -

A Vivo anunciou a ativação do 5G em Vila Velha nesta sexta-feira (10), quando também informou que seus clientes na Serra poderão ter acesso ao serviço. De acordo com a empresa, a cobertura inicial contempla alguns bairros e a companhia já atua na ampliação para outras regiões das cidades de Vila Velha e Serra. O 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatívele estar dentro da área de cobertura.

Os bairros atendidos são: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã, Olaria e Praia da Costa. Já na Serra são: Carapina, Colina de Laranjeiras, Diamantina, Fátima, Jardim Carapina, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Parque Residencial das Laranjeiras, Planalto de Carapina, Santa Luzia e Valparaíso.

Sobre a ativação

O uso da tecnologia começou, no Espírito Santo, em agosto de 2022, na capital do Estado. As liberações para Serra e Vila Velha ocorreram em janeiro deste ano. Ainda em janeiro, a Anatel liberou o 5G em Cariacica, Fundão, Guarapari e Viana, e em mais 74 cidades brasileiras próximas de capitais ou com mais de 500 mil habitantes. No dia 03 de fevereiro, ela começou a ser utilizada por moradores da Serra em razão da ativação do sinal pela Claro.

Para que o 5G esteja disponível, é necessária liberação da faixa de 3,5 GHz pela Anatel. Em seguida, a operadoras que arremataram o Leilão 5G, de novembro de 2021, no caso do território capixaba Claro, VIVO e TIM, estão autorizadas a realizar o licenciamento e ativações de suas estações.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA