22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Simplifica foi o destaque do ano na abertura de empresas do Estado

Contadora fala sobre o sucesso da iniciativa, que resultou no registro de mais de 13 mil empresas no ano.

Por Gustavo Costa

Mais agilidade, menos burocracia. Por conta do sistema integrador do Simplifica ES, 67,84% das empresas criadas no Espírito Santo em 2023 conseguiram registro de abertura em menos de 10 minutos na Junta Comercial do Estado (Jucees).

- Continua após a publicidade -

Das 20.726 empresas registradas no ano, 13.889 usaram o sistema e tiveram suas documentações processadas em minutos.

E quem trabalha com a abertura dessas empresas cita a importância do sistema no processo de desburocratização no Espírito Santo. É o caso da contadora Víviam Zanoni Borre, que apenas em 2023 participou da abertura de 100 empresas.

Segundo ela, o Simplifica ajudou muito no registro das empresas nos escritórios de contabilidade. “Você coletar as assinaturas todas por meio de processo digital, com certificado e com a senha GOV, o que facilitou muito também. O registro sai no mesmo dia. Fora que incentiva o empresário a poder legalizar o próprio negócio. Isso facilitou muito, faz ele sentir vontade. Antes você demorava quase um mês para conseguir um registro. Na junta comercial e na Receita Federal, hoje você consegue tudo automaticamente”, destacou Borre.

A contadora lembra que o Simplifica já abrange o processo na junta, na Receita, no Estado e na prefeitura. “Então você já sai com o CNPJ no mesmo dia, o que você já consegue trabalhar com ele”.

Para Borre, a diminuição da burocracia representa não apenas a legalização do próprio negócio, mas redução de custos. “Você acaba repassando para o cliente esses custos extras e fazendo tudo pela internet com mais agilidade, tem mais tempo a se preocupar com outras coisas. Você tem tempo de orientar melhor o cliente, focar mais na orientação do próprio negócio”, falou.

O Simplifica ES é fornecido e regulado pelo Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), dando também confiabilidade para a iniciativa, que está disponível tanto para o Empresário Individual quanto para a Sociedade Ltda.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA