24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Sesi e Senai capixabas implantam a reforma do Ensino Médio

Os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto de vida e de carreira profissional na área da indústria.

A reforma do Ensino Médio começa a ser implantada no Sesi e no Senai capixabas com formação profissional e desenvolvimento de competências voltados para a indústria. A aula inaugural acontece nesta sexta-feira (2), no Senai Civit, na Serra.

O Espírito Santo será o único estado da Região Sudeste a implantar a reforma. Isso será feito com o projeto piloto “Ensino Médio com itinerário de formação técnica e profissional” (#ensinoprofissa). O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) serão os responsáveis pela implementação da nova proposta pedagógica no Estado.

- Continua após a publicidade -

A aula inaugural começa às 8 horas na unidade em que 61 alunos do Sesi participam do projeto. Eles poderão desenvolver um projeto de carreira na área da indústria. Haverá formação profissional e desenvolvimento de competências para empregabilidade. Os estudantes também entrarão em contato com fundamentos técnicos e científicos sobre qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional.

“A Reforma do Ensino Médio trará uma grande oportunidade de corrigirmos algumas deficiências que existe no Sistema Educacional Brasileiro. Nós temos uma entidade que atua na Educação Básica, que é o Sesi, e outra que opera a Educação Profissional, o Senai. Faltava um link entre essas duas entidades, que precisavam caminhar juntas. A educação é um grande fator de competitividade no mundo inteiro. Com esse projeto piloto, único da região Sudeste, teremos a chance de oferecer ao Espírito Santo e, principalmente, à indústria um aluno ainda mais qualificado ao final do itinerário educativo”, ressalta o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Luis Carlos Vieira.

Nova legislação

O projeto propõe uma experiência pedagógica, que se inicia com a área industrial de Energia – habilitação profissional de Técnico em Eletrotécnica. Com base no artigo 81 da LDB nº 9.394/96, o projeto atende as demandas da nova legislação (Lei nº 13.415/2017) que reformou a estrutura do Ensino Médio.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA