Projeto deve ser finalizado até o fim do ano e obra tem previsão de 18 meses. Equipamento deve impulsionar o turismo e economia nas montanhas capixabas
Por Erik Oakes
A região das montanhas capixabas deve ganhar um impulso no turismo de negócios nos próximos meses. Isso porque o centro de convenções do Centro de Turismo Social e Lazer Sesc Domingos Martins passará por obras de ampliação e modernização, permitindo o aumento no número de eventos sociais e corporativos na área. Afinal, a bela paisagem e clima ameno da Região Serrana também é atrativa para o mundo dos negócios.
“Os estudos de projeto de engenharia do centro de convenções, para readequação e otimização do espaço, já estão contratados e em execução, previstos para serem concluídos até o final deste ano (2024). Em seguida, nós vamos fazer o processo de concorrência pública para contratar uma construtora que possa entregar a obra toda pronta”, detalha Luiz Toniato, diretor regional do Sesc Espírito Santo.
“A ideia do Sesc é que, assim que os estudos de engenharia estiverem concluídos, todo o processo de contratação comece. Somos obrigados por lei a fazer a etapa de concorrência pública. Isso demanda gerar um termo de referência, fazer um edital, abrir uma chamada pública e selecionar a construtora. Uma vez licitado e definida a empresa ganhadora da concorrência, vamos buscar trabalhar com o prazo de execução de 18 meses”, completa o diretor, dando mais detalhes do processo para a construção.
O espaço contará com três pavimentos, sendo um com restaurante e salão para atender aproximadamente 400 pessoas, comportando 97 mesas; outro, com quatro auditórios de uso múltiplo cada um com capacidade aproximada de 150 pessoas; e mais um com auditório principal, com capacidade aproximada de 550 pessoas.
“A construção do centro de convenções do Sesc em Domingos Martins é um investimento estratégico, que amplia significativamente o potencial turístico da região. Vejo essa iniciativa como um divisor de águas, pois ela cria novas possibilidades para a realização de eventos corporativos, culturais e sociais, diversificando a oferta turística local. Esse espaço moderno possibilitará a recepção de congressos, feiras e encontros de grande porte, fortalecendo o turismo de negócios e estendendo a sazonalidade na cidade. Isso gera um impacto direto na hotelaria, aumentando a demanda por hospedagem e dinamizando toda a economia local, beneficiando diversos segmentos do comércio e serviços”, analisa o presidente da ABIH-ES, Fernando Otávio Campos.
O Sesc-ES adianta que não abrirá a agenda de eventos do Centro de Convenções até a conclusão das obras. No entanto, o Centro de Turismo Social e Lazer Sesc Domingos Martins já está recebendo diversos eventos de grande porte, com o uso das estruturas do próprio hotel e estruturas de suporte alugadas, como tendas.
“Um exemplo é o Sesc Wine Music, que se consolidou no calendário oficial do inverno capixaba. Neste ano (2024), o evento recebeu mais de mil pessoas nas duas noites de show, com ingressos esgotados, ocupação de 100% do hotel e transbordo para pousadas locais”, cita Toniato.
Outros espaços
Segundo Luiz Toniato, o objetivo é criar um espaço capaz de atrair eventos variados — desde corporativos e gastronômicos até esportivos e culturais —, ampliando o calendário turístico da região e fortalecendo o comércio e a economia criativa de Domingos Martins.
“Na nossa macrovisão, queremos fazer eventos corporativos em que as empresas, instituições e organizações possam alugar nossos espaços para fazer suas reuniões de planejamento, de confraternização, treinamentos, além de eventos sociais, religiosos, esportivos e gastronômicos… Vamos ter um conjunto de possibilidades a serem exploradas que, temos certeza, contribuirão para o desenvolvimento econômico da região “, destaca o diretor regional do Sesc Espírito Santo.
A reestruturação do centro de convenções do Sesc vai além dos novos auditórios. Nos últimos meses, já têm sido feitas melhorias em outros espaços da unidade. O deque do Centro de Turismo Social e Lazer foi ampliado, passando a contar com 810 m² de área total, e integrado a uma nova estrutura de madeira, equipada com sofás, poltronas e um pequeno palco para apresentações.
A área coberta passou de 152m² para 205m². A área descoberta aumentou de 107m² para 605m². Essa ampliação foi pensada como uma nova opção na unidade para eventos maiores, com capacidade de público de mais de 400 pessoas.
“O deque é totalmente integrado à natureza, com uma linda paisagem e ambiente aconchegante, oferece versatilidade para acomodar diferentes tipos de eventos, como festas, reuniões, workshops e atividades culturais, dentro de um cenário relaxante com infraestrutura adequada, acessibilidade e segurança. A localização, à beira do lago e com vista direta para a capela, destaca a beleza do local e se torna mais uma atração para os hóspedes”, comenta o diretor.
Além da estrutura para eventos, o Sesc Domingos Martins dispõe de outras atrações que enriquecem a experiência dos visitantes e incentivam o turismo na região. Com 308 apartamentos, trilhas ecológicas, piscinas e mirantes, o centro de turismo e lazer tem sido uma opção de hospedagem de alto nível para quem deseja explorar a serra capixaba.
Recentemente, a capela ecumênica foi aberta para hóspedes e, em breve, estará disponível para agendamentos de casamentos e cerimônias, incrementando as possibilidades de eventos no local.
*Matéria publicada originalmente na revista ES Brasil 224, publicada em novembro de 2024.