26 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Seminário aborda qualidade de vida e respeito aos idosos na Serra

Leia Também

Casagrande substitui secretário de Segurança Pública

Nesta terça-feira (07), assumirá o cargo, o coronel da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Alexandre Ofranti Ramalho.

Primeiro-ministro britânico é transferido para UTI

O primeiro-ministro do Reino Unido foi levado à uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital britânico, nesta segunda-feira (06).

Brasil contabiliza 553 mortes e 12 mil casos confirmados da Covid-19

O Brasil já contabiliza 12.056 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número marca um crescimento de 8% em relação a esse domingo 905).

“Dias melhores virão”, diz Rainha Elizabeth II

Com mensagem de esperança, a rainha Elizabeth II agradeceu aos cidadãos britânicos que permanecem em casa para evitar o avanço da Covid-19.

Saiba como se inscrever de graça para participar do evento “E velhice, o que é?”, na manhã da próxima quarta (29).

A velhice é uma fase de vida com particularidades, assim como todas as outras (infância, juventude e adulta). A qualidade de vida dos idosos é a preocupação da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano, localizado na Serra. A equipe multidisciplinar da unidade vai realizar o seminário “E velhice, o que é?”, na próxima quarta-feira (29), às 10 horas.

O encontro abordará assuntos como expectativa de vida, representação social do idoso, cuidados integrados e alimentação. O evento é gratuito.

Inscrições

O evento será aberto a familiares, cuidadores e pessoas do setor da saúde. Os interessados devem se inscrever pelo telefone 2104-7089 ou pelo e-mail [email protected]

Segundo Lívia Terezinha Devens, que é a coordenadora da unidade, a velhice tem de ser vivida com naturalidade, pois é uma continuação da fase adulta. “Conhecer o processo de envelhecimento, com as transformações corporais e psicológicas que ocorrem, como as mudanças de responsabilidades e de papeis na família, entre outras, é muito importante para evitar problemas de saúde causados por desinformação”, explica.

Respeito e saúde

A velhice é a fase mais longa da vida do ser humano. Porém, recebe pouquíssima atenção e cuidado da maioria de nós, por existir sobre ela uma visão distorcida. É o que afirma a geriatra Lívia Terezinha Devens.

Ela destaca que o idoso com algum problema de saúde, ainda que leve, deverá ser avaliado por profissionais de diferentes áreas da saúde. Além do médico, o nutricionista, o fisioterapeuta, o educador físico, o fonoaudiólogo e outros irão proporcionar cuidados para manter a qualidade de vida.

A alimentação, por exemplo, é um dos grandes desafios de quem passou dos 60 anos, de acordo com a nutricionista Tatiana Lessa. “Algumas limitações podem dificultar ou até mesmo impossibilitar que o idoso consuma alimentos que antes faziam parte da sua rotina. Vamos mostrar que existem ferramentas para minimizar esse problema, de forma a devolver o prazer desse momento para ele e a família, e tentar desfazer mitos sobre a alimentação nesta fase”, explica.

Serviço
Seminário da Unidade Geriátrica do Hospital Metropolitano –E velhice, o que é?
Data: 29 de novembro – das 10h às 12h
Local: Espaço Metropolitano de Eventos (EME) – primeiro andar do Edifício Metropolitano Tower, prédio ao lado do Hospital Metropolitano.
Inscrições e informações: 2104-7089 ou [email protected]
Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, 488 – Laranjeiras, Serra.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Rede de solidariedade para superar crise provocada pela pandemia

Para enfrentar os desafios da atual crise, a Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON) acredita que é fundamental preservar os elos.

MEC autoriza colação de grau antecipada de médicos e enfermeiros

A medida vale para os alunos regularmente matriculados no último período desses cursos, desde que tenham completado 75% da carga horária

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade