25.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Saúde alerta pais sobre a importância da vacinação contra a dengue

Durante o verão e com risco de aumento de casos, Estado destaca adesão lenta à vacinação contra a dengue

Amanda Amaral

A vacinação contra a dengue tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos, por isso, é importante a colaboração dos pais e responsáveis para manutenção do esquema vacinal. A adesão a vacina no Espírito Santo preocupa devido ao verão, período propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença e também de outras arbovirores, além do cenário capixaba, que vem de dois anos consecutivos de alta de casos da doença.

A atualmente, a cobertura vacinal contra a dengue no Espírito Santo está em 47,97% para a Primeira Dose (D1) e 18,68% para a Segunda Dose (D2), segundo o Vacina e Confia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Neste caso, a meta estabelecida para o esquema completo da vacinação é de 90%, segundo o Ministério da Saúde (MS). No Espírito Santo, o público-alvo compreende 246.651 crianças e adolescentes.

“Com relação a adesão da população de 10 a 14 anos, ou seja, das famílias de crianças e adolescentes, verificamos uma adesão bastante lenta, considerando que a vacinação contra a dengue começou em fevereiro do ano passado”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grilo.

Estratégias

Há outra questão envolvendo a vacina da dengue. Para este imunizante em específico, não é recomendado pelo MS ações de vacinação extramuros, ou seja, fora das unidades de saúde como em escolas, por exemplo. Desta forma, a Sesa vem traçando estratégias para maior envolvimento das famílias.

LEIA MAIS
As pessoas devem estar atentas se possuem tosse persistente. Foto: Agecom Bahia Tuberculose: aplicativo pode ajudar o SUS na prevenção da doença - O aplicativo é voltado para profissionais de saúde, mas pneumologista alerta sobre tosse persistente e prevenção com a vacinação
A vacina contra gripe virou rotina para três grupos. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil Gripe: vacina deve chegar para novos grupos da rotina ainda em março - A expectativa da Sesa é que a vacina chegue e a estratégia comece nas unidades de saúde do Estado ainda na segunda quinzena deste mês

“Nós levamos informações por meio de SMS, é uma estratégia da Sesa para as famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que não tomaram a D1 ou a D2, após o intervalo de 90 dias. Com os municípios, nós traçamos estratégias de vacinação nas unidades. No início deste semestre, vamos trabalhar informações nas escolas para estimular que as famílias levem as crianças às unidades de saúde”, explicou Danielle.

A vacina contra a dengue está disponível nos 78 municípios do Espírito Santo desde junho de 2024, ela foi disponibilizada inicialmente para 23 municípios em fevereiro do mesmo ano, e gradativamente, foi ampliada para todo o Estado.

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA