28 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Tecnologia: EUA lança satélite para melhores previsões meteorológicas

Leia Também

Brasil tem 13.717 casos confirmados de coronavírus e 667 mortes

No total, foram 1.661 novos casos notificados de coronavírus nas últimas 24 horas. As mortes provocadas pelo novo coronavírus chegaram a 667.

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

Mais de 10 milhões benefícios emergenciais cadastrados em seis horas

A expectativa é terminar o dia com 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores cadastrados que começarão a receber o auxílio no dia 14.

Ampliação de auxílio emergencial será votada até quarta (08), diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a Casa deve votar até a quarta-feira (08), a ampliação do auxílio emergencial.

O modelo permitirá acompanhar os fenômenos meteorológicos, transmitindo as imagens das tempestades em alta resolução

Visando a melhorar as previsões meteorológicas, a Nasa lançou, nessa quinta-feira (1º), em sua plataforma, um novo satélite que oferece imagens de tempestades em alta resolução e em grande velocidade, e que poderá salvar vidas por dar previsões mais precisas.

Intitulado como Satélite Geostacionário Operacional Ambiental-S (GOES-S, sigla em inglês), o dispositivo é propriedade da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), e decolou às 17h02 local (19h02 em Brasília) de Cabo Canaveral, na Flórida, montado em um foguete United Lauch Alliance Atlas.

Segundo especialistas, o modelo anterior, o GOES-R, lançado em novembro de 2016, foi imprescindível para prever os furacões (Harvey, Maria e Irma) que atingiram o Atlântico e o Caribe no ano passado.

O diretor de satélites e informação da NOAA, Stephen Volz, disse que se o predecessor obteve esses dados, o GOES-S poderá ser ainda mais preciso. “Se o GOES-R permitiu obter dados muito mais exatos e de maior qualidade seu sucessor, melhorará isso, permitindo fazer evacuações quando tempestades e incêndios florestais ameaçarem a vida humana”, pontuou.

A intenção é que o novo satélite ajude também a melhorar as previsões dos fenômenos meteorológicos no Pacífico e permita aos especialistas observar as tempestades em alta resolução. Além disso, futuramente, o dispositivo poderá transmitir a informação aos meteorologistas do mundo todo.

O GOES-S passará por seis meses de testes, e a previsão é que esteja operativo no final de 2018. Em 2020, está planejado o lançamento do GOES-T, e em 2024, o do GOES-U.

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Empresas endividadas poderão tomar empréstimo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse que o governo está elaborando uma medida provisória para permitir que empresas com dívidas com o governo federal possam tomar empréstimos durante a pandemia do coronavírus.

IRPF: liberada consulta a lote residual de restituição

A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda para Pessoa Física (IPRF) referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Plataforma inteligente é lançada no combate ao novo coronavírus no ES

A plataforma, criada pelo tenente-coronel Carlos Wagner, visa a fortalecer a prevenção e segurança contra a Covid-19 no Estado.

Recuperação de créditos tributários pode ajudar empresas capixabas

Uma alternativa para empresas do Simples Nacional e Micro Empreendedor Individual (MEI) é a recuperação de créditos tributários.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h
Continua após publicidade