20.9 C
Vitória
domingo, 7 DE julho DE 2024

Saiba quem são os capixabas convocados para as Olimpíadas de Paris 2024

Da ginástica rítmica à natação paralímpica, até o momento, serão oito capixabas em diferentes modalidades lutando pelo ouro na Olimpíada

Por Andressa Ribeiro*

Com competições marcadas até setembro, as Olimpíadas de Paris 2024
estão se aproximando. As equipes brasileiras se preparam para as intensas disputas na França, que acontecerão dentro dos Jogos Olímpicos (26 de julho a 11 de agosto) e Paralímpicos (28 de agosto a 8 de setembro).

O Espírito Santo não ficará de fora. Atletas capixabas já começaram a garantir suas vagas nas competições e estão prontos para lutar pelo ouro. Até o momento, 10 capixabas garantiram suas vagas em diferentes modalidades, tanto nos Jogos Olímpicos quanto nos Paralímpicos.

- Continua após a publicidade -

Confira a lista dos atletas do Espírito Santo que estão classificados:

– Ginástica Rítmica

Saiba quem são os capixabas convocados para as Olimpíadas de Paris 2024Déborah Medrado e Sofia Madeira

Déborah Medrado, da Serra, e Sofia Madeira, de Vitória, fazem parte da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. Elas fizeram história ao alcançar a melhor participação do Brasil em uma etapa de Copa do Mundo, realizada em Portimão, Portugal, com a conquista de três medalhas: ouro na série mista (três fitas e duas bolas) e prata no geral e nos cinco arcos.

– Beach Handball (Handebol de Praia)

Patricia Scheppa

Patrícia Scheppa foi quatro vezes campeã mundial - Foto: Reprodução/Instagram
Patrícia Scheppa foi quatro vezes campeã mundial – Foto: Reprodução/Instagram

Patrícia Scheppa, quatro vezes campeã mundial, duas vezes eleita a melhor jogadora do mundo, além de homenageada pela Federação Internacional de Handebol como uma das lendas da modalidade, irá disputar sua primeira Olimpíada no Beach Handball, ou Handebol de Praia.

 

Natural de Santa Teresa, a capixaba participará de uma das modalidades de exibição em Paris-2024, onde os melhores do mundo foram convocados para uma competição de All-Stars.

– Taekwondo

Pedro Alves e Mikaela Oliveira - Foto: Divulgação
Pedro Alves e Mikaela Oliveira – Foto: Divulgação

Mikaela Oliveira e Pedro Alves

Convocada pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), a capixaba Mikaela Oliveira foi chamada para substituir a medalhista olímpica juvenil Sandy Macedo. Moradora da Serra, Mikaela competiu no Grand Slam e conquistou a medalha de ouro na categoria adulta até 73kg, garantindo sua vaga na seleção brasileira como titular.

Outro capixaba que estará presente no evento olímpico de taekwondo é Pedro Alves, convocado em fevereiro após conquistar a medalha de bronze por equipe na etapa final da Copa do Mundo, realizada em dezembro de 2023 em Wuxi, na China.

As competições de taekwondo terão início em 7 de agosto e seguirão até 10 do mesmo mês no Grand Palais.

– Vôlei de praia

André Stein

A dupla com o capixaba André Stein fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 - Foto: Reprodução Instagram / @andrelstein
O capixaba André Stein (direita) fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Foto: Reprodução Instagram / @andrelstein

André Stein, de 29 anos, campeão mundial em 2017 e vencedor dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, fará sua estreia olímpica ao lado de seu parceiro paraibano George, com quem forma dupla desde 2019.

 

Antes de partir para Paris, André e George competirão nas etapas de Gstaad, na Suíça, e Viena, na Áustria, do Elite 16 do Circuito Mundial, marcadas para a primeira quinzena de julho.

Paralimpíada de Paris

– Vôlei sentado

Saiba quem são os capixabas convocados para as Olimpíadas de Paris 2024
Foto: Reprodução Instagram / @luizafiorese

Luisa Guisso Fiorese e Thiago Costa dos Santos Rocha

Para as disputas do vôlei sentado, os capixabas Luiza Fiorese e Thiago Costa foram convocados. Luiza foi medalhista em Tóquio, conquistando a terceira colocação no vôlei sentado feminino com a seleção brasileira. Thiago Rocha, natural de Vila Velha, participará pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos.

 

– Natação

Da esquerda para a direita estão: Patricia Pereira, Mari Gesteira e Leonardo Miglinas (treinador) - Foto: Reprodução Instagram / @patriciasantosparatleta / @leomiglinas / @marigesteira
Da esquerda para a direita estão: Patricia Pereira, Mari Gesteira e Leonardo Miglinas (treinador) – Foto: Reprodução Instagram / @patriciasantosparatleta / @leomiglinas / @marigesteira

Patricia Pereira, Mari Gesteira e Leonardo Miglinas (treinador)

Patricia Pereira participará pela terceira vez dos Jogos Paralímpicos. Nos Jogos do Rio, em 2016, e de Tóquio, em 2021, a paratleta conquistou medalhas de prata e bronze, respectivamente. Mariana Gesteira também busca repetir o feito alcançado na capital japonesa, onde conquistou um bronze.

Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, a nadadora mora em Vitória desde 2020, onde realiza sua preparação física na Academia José de Anchieta Fontana, da Sesport. Mariana compete pela Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD)/Álvares Cabral, sob o comando do técnico Leonardo Miglinas, que esteve presente nas conquistas de Mariana em Tóquio e de Patricia no Rio.

As próximas convocações estão marcadas para os dias 11 e 18 de julho.

– Convocadas para a seleção brasileira

Basquete – Maria Clara Soares

A atleta de Vila Velha, Maria Clara Soares, com apenas 18 anos, foi convocada para a seleção brasileira sub-18 de basquete e ficou entre as 12 atletas selecionadas para as Olimpíadas. Antes dos Jogos Olímpicos, Maria Clara competirá na Copa América em junho, na Colômbia, e a pontuação obtida durante o torneio determinará quatro vagas na Copa do Mundo Sub-19 de 2025.

Em 2023, Maria Clara recebeu o prêmio de Atleta Destaque. Além disso, recebeu duas convocações para a seleção brasileira nas modalidades  5 x 5 e 3 x 3. Neste ano, ela foi convocada para vestir a camisa da seleção na modalidade 5 x 5.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA