27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Sá Leitão é o novo ministro da Cultura

Após a posse, o presidente Temer diz que país começa a respirar nova economia

O jornalista Sérgio Sá Leitão é o novo ministro da Cultura. A cerimônia de posse foi realizada nesta terça-feira (25), no Palácio do Planalto. Durante a posse, o presidente destacou que o novo ministro vai trazer à cultura brasileira dinamismo e competências já comprovadas, ao abordar o currículo do ministro.

Em seu discurso, Temer também destacou a capacidade de recuperação e otimismo do povo brasileiro. “Devemos retirar toda e qualquer palavra de pessimismo. Vivemos num país de muito otimismo. Temos dificuldades? Claro que as temos, mas isso é mais ou menos histórico do nosso país. E exata e precisamente a capacidade extraordinária de recuperação do povo brasileiro, a capacidade extraordinária de otimismo”, disse o presidente.

- Continua após a publicidade -

Sobre a retomada da economia, o presidente foi taxativo. “Depois de uma longa recessão, começamos a respirar uma nova economia e novos costumes no nosso país”, destacou.

Sá Leitão é o terceiro titular da pasta no governo Michel Temer, iniciado em maio de 2016. O ministro disse que “contará com o apoio do presidente Temer e se comprometeu em fazer o que estiver ao seu alcance para surpreender a confiança e a expectativa de todos e do presidente”.

O ministro disse ainda que o impacto positivo da cultura na economia, que chamou de um “poderoso antídoto” para a crise do país. O ministro se comprometeu com um “choque de gestão” na pasta. “A cultura tem elevada capacidade para evolução do país, poderoso antídoto para a crise que ainda nos deprime, embora estejamos saindo dela”, finalizou.

Sérgio Sá Leitão

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em E-business pelo IBMEC e em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Sérgio Sá Leitão foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro entre 2012 e 2015, durante o governo de Eduardo Paes (PMDB).

De 2009 a 2015, também presidiu a RioFilme. Neste período, foi chefe de gabinete do próprio ministério no período em que Gilberto Gil comandou a pasta. Como jornalista, o novo ministro trabalhou nos jornais “Folha de S. Paulo”, “Jornal do Brasil” e “Jornal dos Sports”. Sá Leitão também atuou como consultor de empresas e realizou curta-metragens, clipes, comerciais institucionais e exposições de fotografia.

Sá Leitão também assessorou a presidência do BNDES, foi membro do Conselho Petrobras Cultural, vice-presidente da Comissão Interamericana de Cultura (OEA) e vice-presidente da Associação das Distribuidoras Brasileiras (Adibra).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA