23.9 C
Vitória
quarta-feira, 27 outubro, 2021
HOMEVida CapixabaTurismoRota do vinho no ES: vinícolas para visitar em Santa Teresa

Rota do vinho no ES: vinícolas para visitar em Santa Teresa

Chuva e friozinho, tempo agradável para provar um bom vinho! A dica do portal ES Brasil é conhecer as vinícolas em Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo

Por Munik Vieira

Com aproximadamente 50 hectares de área cultivada por uva, o município de Santa Teresa produz sozinha mais de 700 toneladas de uva por ano, o que corresponde a 80% da produção estadual. É o maior produtor de vinho do Espírito Santo!

A produção de uva e vinhos garante aos agricultores renda durante todo o ano. Para os vinhos, as variedades produzidas são: Niágara Rosada, Izabel, Violeta, Lorena, Moscatel, Bordo e Cabernet Sauvingnon. Além disso, existe grande demanda para o consumo da fruta in natura. É bastante expressiva também a produção de sucos, geleias e de espumantes.

O vinho, por sua vez, é uma das bebidas mais antigas e conhecidas do mundo. Tem grande importância histórica, pois seu surgimento acompanhou parte da evolução mundial. A ‘Cultura do Vinho’ iniciou em Santa Teresa pelos imigrantes italianos. Entretanto, devido a escassez do fruto para produzir a principal bebida consumida na terra natal, criou-se uma bebida semelhante utilizando a jabuticaba, fruto nativo da Mata Atlântica.

Vinícolas

9
Casa dos Espumantes

Espumantes no método Champenoise, fundada em 2004 por Sergio Sperandio. A variedade de produtos oferecidos pela Casa dos Espumantes atrai visitantes de todo o estado. É feito por um processo inteiramente artesanal, que utiliza a uva cultivada nas terras da própria família, em Santa Teresa. Vale a pena a visita!

Casa dos Espumantes – Santa Teresa | Circuito Caravaggio, Km 4
(27) 999743774

8
Cantina Mattiello

Inaugurada em março de 1996 por Viviane Matiello, a Cantina Matiello oferece seus produtos próprios como vinhos, licores, café torrado, sucos e geleias. Além disso, trabalham com agroturismo, recebem visitas às parreiras de uvas e proporciona aos clientes a oportunidade de conhecer todo o processo de produção dos vinhos. E isso tudo com direito a degustação ao final da tour. Incrível!

Cantina Matiello – Santa Teresa, Circuito Caravaggio – Localizada na rua São Lourenço, 1725 – Bairro São Lourenço, em Santa Teresa
(27) 99850-6158, 99908-5282

7
Cantina/Ristorante Romanha

A Cantina Romanha é uma das vinícolas mais antigas de Santa Teresa. Sua história começa quando Frederico Romanha, na década de 60, começou a fabricar os primeiros vinhos. Hoje, além dos vinhos, a família Romanha também administra o restaurante que serve comida regional com a receita dos nônos italianos.

Fica no início do circuito Caravaggio, em São Lourenço. Logo antes do Restaurante Romanha.
(27) 99877-4105

6
Tabocas Vin de Garage

A Vinícola Tabocas se destaca pela produção de vinhos de qualidade fina com a uva Cabernet Sauvignon, situado no Vale Tabocas em Santa Teresa, reconhecida em todo o país pela qualidade na produção. Típico de regiões frias, o vinho produzido no Vale do Tabocas é o melhor tinto fino seco do país e foi o campeão da Wines of Brazil Awards 2020.

O local trabalha com quatro variedades de uva: a cabernet sauvignon, a chardonnay, a malbec e a Alvarinho, que começou a ser cultivada neste ano.

Fica localizado no Vale do Tabocas, Santa Teresa
(27) 99840-7860

5
Vinícola Braun

Fundada em 1992 por Élida Braun e Luiz Henrique Braun, a família produz vinhos a partir de uvas selecionadas em cultivo próprio. Localizada na região do Vale Tabocas, a cantina destaca-se por ser a única vinícola da região fundada por imigrantes Pomeranos e reconhecida pelo domínio nas técnicas de produção com uva cora. Desde sua criação, a cantina ocupa uma posição de prestígio entre os produtores.

Fica localizado no Vale do Tabocas, Santa Teresa
(27) 99809-4127

4
Vinícola Labiata

A vinícola foi criada em 1998 e se destaca pela produção de vinhos e fermentado de Jabuticaba. Além disso, oferece licor, cachaça e diversas outras bebidas autorais.

Circuito Caravaggio, Santa Teresa
(27) 99991-9045 / 99974-4710

3
Vinícola Rassele

A Vinícola Rassele é um dos empreendimentos pioneiros da cidade de Santa Teresa. Iniciou sua história com a vinda de Pietro Rassele para o Brasil, um dos primeiros italianos cultivadores de uvas na região. Além da produção de vinhos e do regional fermentado alcóolico de jabuticaba, produz variedades de licores com frutas e ingredientes locais.

(27) 3259-1486, 99955-5926

2
Vinícola Tomazelli

A Vinícola Tomazelli está localizada em Santa Teresa, município do interior do Espirito Santo. O agradável clima de montanha local, a cultura italiana trazida pelos imigrantes e a receptividade de sua população, garantem à cidade a visitação de turistas oriundos de diferentes regiões.

Na Vinícola, o turista tem a possibilidade de conhecer e apreciar o trabalho desta empresa familiar, voltada para a produção de vinhos, licores, massas e outros produtos típicos locais.

(27) 99871-1965, 99967-1295, 99898-9138

1
Vinícola Ziviani

Fundada há mais de 15 anos, a vinícola tem uma história incrível: Seu Zózimo, o produtor, conta que seus bisavós vieram da Itália de navio e trouxeram uma muda de uva fincada em uma batata, para plantar em Santa Teresa. O vinho Ziviano é famoso na região e é o verdadeiro vinho colonial. Vale muito a pena a visita!

Vale dos Tabocas
(27) 99974-0850

Must Read