O inverno chegou, e os capixabas têm belíssimas opções de lugares para aproveitar este clima mais ameno, que pede uma boa comida e uma companhia agradável. As montanhas do Espírito Santo são uma ótima escolha, especialmente a região de Pedra Azul. No primeiro final de semana de agosto, inclusive, a região vai sediar dois eventos especiais para quem gosta de boa comida e aprecia um bom vinho: o Encontro Internacional dos Amigos do Vinho, que reúne os maiores sommeliers do País, e a Festa do Morango, que traz as delícias feitas com essa fruta que é a cara do inverno. E por que não aproveitar o momento para curtir as delícias dos eventos e apreciar as belezas do local na Rota do Lagarto?
A Rota do Lagarto é uma pequena estrada de mais ou menos 8 km que liga a BR 262 (Vitória – Belo Horizonte) à ES 164 (Cachoeiro – Vargem Alta). A magia da estrada está no encantador visual da Pedra Azul, do Pico do Forno Grande e de outras formações rochosas deslumbrantes. O cheiro especial da região, o vento frio das montanhas e os vários pontos de parada onde se pode saborear uma deliciosa comida no fogão de lenha e as opções de hotéis e pousadas aconchegantes que o local oferece são outras atrações da rota. Um ótimo passeio, a Rota do Lagarto ajuda a mudar os ares, e, para quem mora em Vitória, oferece diversão com a possibilidade de ir e voltar no mesmo dia.
No começo da rota está a entrada da Pousada Peterle, com chalés feitos com toras de madeira, que passam um ar rústico por fora, mas que por dentro conservam o romantismo em cada detalhe. Seguindo-se pela rota, que é toda pavimentada, depois de algumas curvas, o visitante poderá ficar frente a frente com a Pedra Azul. A área de reserva em volta da pedra manteve preservado um cinturão verde, onde fica a entrada do Parque Estadual de Pedra Azul, que possui uma loja onde são vendidos produtos da região.
Outra opção de hospedagem na rota é a Pousada Rabo do Lagarto. A vista privilegiada da Pedra Azul, que tem em sua lateral um “lagarto” esculpido pelo tempo, inspirou o nome da pousada. Na Rabo do Lagarto, alguns dos apartamentos possuem lareira, e a pousada oferece também uma sala de massagem e relaxamento e, ainda, um ofurô externo, no jardim, com água quente permanente. E quem gosta de se aventurar e de aproveitar as belezas naturais da região pode fazer trilhas à margem do Rio Jucu, na Cachoeira do Lagarto e pelo interior da propriedade.
A proprietária da pousada, Lília Mello, afirma que os diferenciais da Rabo do Lagarto são o charme e a sofisticação. “Nosso hóspede conta com a exclusividade do espaço, e temos um diferencial no atendimento. O café da manhã gourmet é servido até o momento em que o último hóspede se levanta. E todos os quartos da pousada possuem uma decoração diferente, inspirada de acordo com o nome”, acrescenta Lília.