30.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Reino Unido: Sunak reorganiza e cria novos ministérios para impulsionar economia

Além dos ministérios, Sunak substituiu o presidente e o vice-presidente do partido conservador no Parlamento

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, reorganizou os ministérios responsáveis por negócios, energia, ciência e comércio, como parte de seu objetivo de impulsionar a economia lenta do país e tornar o Reino Unido uma superpotência de ciência e tecnologia.

De acordo com o governo, o novo departamento de energia “foi encarregado de garantir fornecimento de energia a longo prazo, reduzindo as contas e reduzindo a inflação pela metade” após a crise do custo de vida desencadeada pela invasão russa da Ucrânia. O antigo departamento de energia foi extinto por um governo conservador anterior, em 2016.

- Continua após a publicidade -

Os partidos de oposição questionaram as despesas envolvidas na criação de novos ministérios, citando uma estimativa do Institute for Government de 15 milhões de libras (US$ 18 milhões) por departamento em custos diretos.

Além dos ministérios, Sunak substituiu o presidente e o vice-presidente do partido conservador no Parlamento. Greg Hands, ex-ministro do Comércio, assume a presidência no lugar de Nadhim Zahawi, que foi demitido no mês passado depois de não esclarecer uma disputa fiscal multimilionária. Para a vice-presidência, Sunak nomeou Lee Anderson, ex-mineiro de carvão que se tornou legislador combativo da ala direita do Partido Conservador.

A reorganização de cargos e criação de novos ministérios fazem parte de uma tentativa do primeiro-ministro de impor o controle, em meio a escândalos éticos e críticas de colegas do partido conservador. Sunak prometeu restaurar a ordem e integridade do governo após três anos de instabilidade sob a gestão de seus antecessores.

Com informações Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA