27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Infrações por excesso de velocidade sobe 1.000% nas BRs

PRF-ES registrou em 2023 mais infrações por excesso de velocidade do que em todo ano de 2022

Por Rafael Goulart

A Polícia Rodoviária Federal divulgou um balanço com o total de infrações por excesso de velocidade registradas até o dia 10 de abril nas rodovias federais no Espírito Santo em 2023. Foram 85 mil autos de infração lavrados, 10 mil a mais do que o total dos 12 meses de 2022.

- Continua após a publicidade -

O balanço, que faz parte de um levantamento da PRF sobre infrações e causas de acidentes nas BRs do estado, também mostrou um aumento de mais de 1.900% de motoristas flagrados conduzindo a velocidade superior a 50% da permitida.

Em 2023, já foram 2.039 autos de infração gravíssima, que gera multa de R$880,41, perda de sete pontos e pode gerar suspensão de CNH. São quase mil flagrantes a mais que todo o ano de 2022, que registrou 1.275 condutores em velocidade superior a 50% da permitida.

Além da multa por superar 50% da velocidade limite, o Código de Trânsito Brasileiro também prevê infração leve para quem trafega até 20% acima do limite da via –  e a grave, para quem transita entre 20 e 50% da velocidade permitida.

A variação total de multas por velocidade no comparativo até 10 de abril, de 2022 e 2023, foi de 1028,47%.De acordo com a PRF, o excesso de velocidade está entre as principais causas de acidentes graves no ES, pois além de causar acidentes, também é um fator de agravamento.

WordPress Tables Plugin

Para o Superintendente da PRF no ES, inspetor Wermeson Pestana, “com as ações educativas e os policiamentos orientados por inteligência, o condutor passa a fazer parte da solução para a segurança viária, mas a insistência de alguns em permanecer na violação ao código de trânsito, em especial no excesso de velocidade, gera situação de risco para todos, pedestre, ciclistas, passageiros e condutores”.

Ainda de acordo com a PRF, os limites de velocidade são estabelecidos com base em estudo técnico de engenharia, considerando, entre outros fatores, o tipo e a geometria das vias, a categoria de veículos que a via pode receber, além da sua relação com a ocupação do entorno.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA