25.5 C
Vitória
quarta-feira, 17 DE julho DE 2024

Recorde de importações de veículos elétricos em novembro

Operações nos terminais portuários de Vila Velha somaram R$ 1,5 bilhão. O munícipio é a principal porta de entrada dos carros chineses no Brasil

Marco Antonio Antolini

O complexo portuário de Vila Velha bateu um recorde financeiro nas importações de veículos elétricos e híbridos em novembro deste ano, com um montante de negócios na ordem de R$ 1,5 bilhão.  O número de carros não foi divulgado. Da cidade canela-verde, os veículos são transportados para vários estados, principalmente São Paulo, onde são comercializados nas concessionárias.

- Continua após a publicidade -

O munícipio é a principal porta de entrada dos veículos chineses no Brasil e, para o ano que vem, a previsão é da importação, por Vila Velha, de 150 mil automóveis elétricos e híbridos do país asiático, informou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Inaugural

Em agosto deste ano, pela primeira vez, um navio saiu de um porto da China e veio direto para o Brasil, descarregando, na cidade canela-verde, 2.796 carros elétricos e híbridos das montadoras chinesas BYD e GWM.  Nessa viagem inaugural, o navio chinês Green Kemi saiu do porto de Taicang no dia 18 de julho e chegou em Vila Velha em 29 de agosto.

“Este ano, inauguramos uma linha direta entre a China e o Brasil – em que os navios chegam e saem pelo porto local –, o que torna as operações de importação mais viáveis. Sem a necessidade de transbordo em outro complexo portuário, os custos ficam mais competitivos. Além de trazer veículos, os navios da companhia naval Cosco voltam para a China levando celulose e granito, dois dos insumos de exportação importantes do nosso Estado. Isso significa que o Porto de Vila Velha está trazendo mais prosperidade e desenvolvimento”, afirmou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo.

Dados do Sindiex apontam que chegaram ao Estado, de janeiro a setembro deste ano, 32.273 veículos elétricos vindos da China, um crescimento de 70% em relação ao no mesmo período do ano passado (18.953 veículos). Os terminais portuários de Vila Velha – Cais de Capuaba, Atalaia, Paul, Peiú e Log-in –  são operados pela VPorts (antiga Codesa). (Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA