21 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro, 2020

Qualificar ES abre mais 36 mil vagas em cursos on-line gratuitos no Estado

Leia Também

Agea Saneamento vence leilão de concessão de esgotamento sanitário de Cariacica e Viana

A empresa Agea Saneamento, venceu nesta terça-feira dia 20, o leilão de concessão com uma proposta de tarifa de R$0,99 por m³ de esgoto faturado, o que representa um desconto de 38,12% sobre o valor estabelecido no Edital.

STF confirma não ser obrigatório portar título de eleitor para votar

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, que o eleitor não pode ser impedido de votar caso não tenha em mãos o título de eleitor, sendo obrigatória somente a apresentação de documento oficial com foto.

Número de novas empresas volta a crescer no Espirito Santo

O Espirito Santo voltou a registrar o crescimento de novas empresas.

As vagas serão divididas em dois editais de seleção, ou seja, em duas etapas de inscrição e serão disponibilizadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) por meio do Programa Qualificar ES.

A modalidade de ensino será on-line e gratuito para os moradores de todo o Espírito Santo. As vagas fazem parte da 4ª oferta de 2020, que também será a última do ano.

Novidade

Na próxima terça-feira (22), serão abertas 10 mil vagas exclusivas para os moradores dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Uma novidade do Qualificar ES na modalidade on-line, pois, anteriormente à pandemia da Covid-19, a parceria entre os programas acontecia somente por meio dos cursos presenciais.

“O Estado Presente tem esse nome porque é um programa que procura estar aonde o Estado precisa estar prioritariamente. Existem bairros selecionados, onde foi identificado que existe maior necessidade da presença do Estado devido ao alto índice de vulnerabilidade social. A partir disso foram desenvolvidas várias ações conjuntas que envolvem diversos órgãos do Governo estadual. Não são só ações da Secti na área da educação profissional, mas também ações ligadas às áreas de segurança pública, assistência social, empreendedorismo, entre outras. A nossa parte é de oferecer cursos gratuitos de qualificação que sejam adequados para a realidade dos residentes desses bairros”, afirmou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Cristina Engel.

“Então, nós vamos oferecer cursos que sejam factíveis de serem feitos pela comunidade local e que gerem condições tanto de empreendedorismo, para que o cidadão possa abrir seu próprio negócio, quanto em relação ao mundo do trabalho. São cursos que podem aprimorar ofícios ou talentos que as pessoas já tenham ou que possibilite aprender algo novo. A ideia é de oferecer cursos que sejam o mais atraente possível, que sejam factíveis de serem feitos on-line e que atendam aos anseios da população. Lembrando que o cidadão que não reside em um dos bairros selecionados pode se inscrever na segunda etapa da oferta, que vai abrir mais 26 mil vagas”, informou Cristina Engel.

Edital

O segundo edital será aberto no dia 27 de outubro, com mais 26 mil vagas destinadas aos moradores de todo o Espírito Santo. Ao todo, 13 opções de cursos serão oferecidas nas 26 mil vagas.

No edital, o candidato tem acesso à lista com todos os bairros contemplados. Os municípios são Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Serra, Vila Velha, Linhares, Vitória, São Mateus e Guarapari.

Vagas para o Programa Estado Presente em Defesa da Vida

Os moradores dos mais de 100 bairros atendidos pelo Estado Presente em Defesa da Vida, desenvolvido pelo Governo do Estado, já podem escolher quais cursos querem fazer no Qualificar ES. O edital de seleção com todas as informações está publicado no site www.qualificar.es.gov.br

Ao todo, 10 opções de cursos a distância (on-line) estão disponíveis e o interessado pode se inscrever em duas opções. As inscrições devem ser realizadas no site do Qualificar ES (www.qualificar.es.gov.br), a partir da próxima terça-feira (22) até o dia 06 de outubro. Basta o candidato acessar o site, realizar um cadastro (caso ele ainda não seja cadastrado no site) e preencher o formulário de inscrição.

O resultado será divulgado, no mesmo site, no dia 13 de outubro e as aulas iniciam no dia 20 do mesmo mês. A seleção será realizada pela ordem de inscrição. Os requisitos são ser morador dos bairros contemplados pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, ter mais de 16 anos e acesso à internet.

Os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, e as aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário, por meio de smartphones, tablets e computadores. Os alunos aprovados no curso recebem certificação.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Premio Inoves tem o maior número de inscritos em dois anos

O Inoves, uma premiação de Gestão Pública, registrou o maior numero de inscritos desde o ano de 2018.

Lançamento da exposição “Temporalidade”

Em tempos de pandemia, a mostra reúne recursos digitais para levar arte e cultura a todos os capixabas.

Bate-papo sobre “logística reversa”

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Espírito Santo (ABES-ES) irá promover um bate-papo online na terça-feira (29), às 19h, com o tema “Logística Reversa”.

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....

Terminam hoje inscrições para II Encontro Capixaba de Pesquisa em Educação Ambiental

Voltado para estudantes, pesquisadores, professores e demais educadores ambientais, o encontro será realizado de quarta-feira (23) a sexta-feira (25) de forma virtual devido às medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

“A Pequena Sereia” leva fantasia ao Diversão em Cena ArcelorMittal

Inspirada nos musicais da Broadway e dirigida por Fernando Bustamante, a peça “A Pequena Sereia” retorna ao Diversão em Cena ArcelorMittal online. A transmissão será...

ES Brasil Digital

Capa ES Brasil 181
Continua após publicidade

Fique por dentro

Guedes volta a enfatizar necessidade de acelerar privatizações

"No primeiro ano em meio de governo fizemos nosso dever de casa e agora vamos fazer um road show de investimentos", completou o ministro

Guedes: estamos próximos de assinar acordo com EUA para evitar dupla taxação

Segundo o ministro, as novas reformas e novas fronteiras de investimento em diferentes setores possibilitarão o crescimento

Guedes diz que pode desistir de imposto sobre transações digitais

"A Febraban é que mais subsidia e paga todos os economistas brasileiros para dar consultoria contra esse imposto", afirmou Guedes

Rebanho bovino alcançou 214,7 milhões de animais em 2019, afirma IBGE

O Estado de Mato Grosso manteve a liderança na criação de gado, com 31,7 milhões de cabeças, o equivalente a 14,8% do rebanho nacional

Vida Capixaba

Disque-Denuncia completa 19 anos de existência

O Disque-Denúncia 181 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) completou 19 anos de existência e auxílio no trabalho policial no Espírito Santo.

Premio Inoves tem o maior número de inscritos em dois anos

O Inoves, uma premiação de Gestão Pública, registrou o maior numero de inscritos desde o ano de 2018.

Instituto capixaba investe 1 milhão de reais em startups

Os futuros empreendedores capixabas serão contemplados com o investimento de R$1 milhão, para quem deseja abrir seu próprio negócio.

Um dia No Parque

O parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins, está participando do Festival um Dia no Parque.
Continua após publicidade