24.9 C
Vitória
quinta-feira, 16 maio, 2024

Projeto pode zerar a fila por córneas no Espírito Santo

Mudanças nas notificações de óbito podem aumentar número de potenciais doadores de córneas

Por Rafael Goulart

Um projeto-piloto para mudanças nas notificações óbito foi implantado no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. A inovação pode aumentar o número de potenciais doadores de córneas e zerar a fila de pessoas que esperam por transplante do órgão.

- Continua após a publicidade -

A mudança na Notificação de Óbitos – Doação de Córneas (NODC) começou na última quinta-feira (18) em parceria com a Central Estadual de Transplantes (CET-ES). Com o novo sistema, a notificação será automaticamente encaminhada ao Banco de Olhos.

“Com a informatização da ficha de notificação teremos a avaliação em tempo real do paciente que está apto à doação de córneas, traduzindo no tempo mais ágil para analisarmos se o paciente atende ou não aos critérios de doação”, destacou Machado, coordenadora da CET-ES.

Ela explicou que com o novo sistema, os fluxos serão informatizados e melhorados. O profissional notificador vai acessar o sistema via site da Secretaria da Saúde (Sesa), preencher os campos e, automaticamente, o Banco de Olhos será acionado para uma possível doação de córneas.

Brasil

A fila de espera por um transplante de córnea no Brasil passou de 12.212, em 2019, para 23.946, atualmente.

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que o volume de procedimentos não retomou os níveis pré-pandemia de covid-19, tendo recuado em 2022 aos patamares do que era executado em 2013.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA