- Continua após a publicidade -

Projeto de chorinho realiza shows e exibições na Barra do Jucu

Festa de encerramento do Projeto Barra celebra chorinho com shows, exibições audiovisuais e outras atividades no domingo (7)

Por Mariah Friedrich

A Barra do Jucu se torna a capital capixaba do chorinho neste domingo (7), durante a a Festa de Encerramento do Projeto “Chora Barra”, a partir das 12h, na República da Barra Bistrô. A programação inclui almoço beneficente, apresentações musicais, show do grupo Fabio Pinel Quarteto, exibição de videoclipes e documentários. 

A programação com almoço beneficente para manutenção das atividades do Museu Vivo da Barra do Jucu, responsável por desenvolvimento do projeto. O cardápio servido será bobó de camarão, vendido a R$ 30,00.

- Continua após a publicidade -

Na sequência, às 14h, acontece a apresentação dos alunos e professores do Projeto Chora Barra, que por quatro meses, estudaram pandeiro, cavaquinho e violão. Eles prometem surpreender o público, tocando músicas como “Brasileirinho” de Waldir Azevedo, um dos mais tradicionais do Brasil, e “Emboladinha”, de Seu Chiquinho.

Projeto de chorinho realiza shows e exibições na Barra do Jucu
Alunos das oficinas de Choro se apresentam na programação – Foto: Divulgação

O evento continua com show de ‘Fabio Pinel Quarteto’, às 15 horas, grupo musical que mistura os ritmos do chorinho e do samba.

Após as apresentações musicais, o Museu Vivo exibe o videoclipe “Incendeia”, da professora e aluna de cavaquinho do projeto Júlia Almeida e os documentários Memorial de Seu Chiquinho e o Inventário do Congo da Barra do Jucu.

O coordenador do projeto “Chora Barra”, Ricardo Vereza, afirma que a ação demonstrou que há muito espaço e público disposto a aprender e a apreciar este estilo musical. “Um legado de Seu Chiquinho, um mestre popular que, por mais de 40 anos, encantou o público com seu chorinho melodioso”, destaca Ricardo Vereza.

- Continua após a publicidade -

Seu Chiquinho, mestre do chorinho capixaba

Além das oficinas para iniciação no Chorinho, iniciadas em fevereiro, o projeto “Encontro, Memória de Seu Chiquinho e Formação de Chorinho da Barra do Jucu – Chora Barra”, executado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu realizou o resgate da memória de um dos músicos mais importantes do Choro no Espírito Santo, Francisco Firme, o Seu Chiquinho.

Morador da Barra do Jucu, onde tocou desde os anos 1950, o músico é reconhecido por ter criado um ritmo próprio de Choro, batizado de “Emboladinha” e recebeu inúmeras homenagens, entre elas do Circuito Nacional do Choro em 2009.

Confira programação a seguir:

Projeto “Chora Barra”

12h: Almoço Beneficente – Bobó de Camarão a R$ 30,00 o prato
14h: Apresentação Musical – Encerramento das Oficinas do Projeto Chora Barra
15h: Apresentação Musical – Grupo ‘Fabio Pinel Quarteto’
17h: Exibição do clipe “Incendeia”, de Julia Almeida
17h30: Apresentação Audiovisual ‘Memorial Seu Chiquinho’
18h: Apresentação do ‘Inventário do Congo da Barra’

- Continua após a publicidade -

Serviço

Festa de Encerramento do Projeto “Chora Barra”
Domingo (7), das 12h às 18h
Republica da Barra Bistro – Av. Vasco Coutinho, 42, Barra do Jucu, Vila Velha
Entrada gratuita

Leia Mais

Agenda de sexta: Simone Mendes e muito mais...
Ponte da Madalena: cultura e história na Barra...
Ao mestre Pixinguinha com carinho
Vitória recebe projeto cultural itinerante de Choro com...
Feira dos Municípios começa no ES; veja programação
Vila Velha divulga programação e novas regras para...
Pela primeira vez, “Choro Cantado” será apresentado em...
Vai ter Choro no Festival de Inverno de...
Demi Lovato confirma turnê em São Paulo; confira
Novo bairro planejado em Vila Velha com até...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -