28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Aulas presenciais no ES: você é contra ou a favor?

Todas as instituições de ensino do Espírito Santo terão aulas presenciais retomadas a partir da próxima segunda-feira (21).

Por Munik Vieira

A decisão vale para todos os municípios, independente do mapa de risco – com exceção em caso de retorno ao risco extremo. A novidade foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, na última sexta-feira (11), e levou em consideração a queda nos índices de casos e mortes em todo o Estado por covid-19 e a cobertura vacinal dos profissionais da Educação.

- Continua após a publicidade -

No anúncio, o governador garantiu que, até a próxima semana, todos os profissionais de educação serão vacinados com a primeira dose da vacina contra covid.

No entanto, a decisão tem gerado discordâncias entre instituições e profissionais.

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) comemorou o anúncio.

“Recebemos com muita alegria essa informação. As instituições particulares de ensino do Espírito Santo já estão preparadas para o retorno presencial, com responsabilidade, cuidado e com a qualidade de sempre. Tomando todas as medidas para garantir a segurança, a tranquilidade e, sobretudo, evitar riscos à saúde de todos”, disse nota enviada pelo sindicato.

Por outro lado, profissionais da educação discordam da decisão. Os sindicatos dos Professores do Estado do Espírito Santo (Sinpro-ES) e dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) são contra as medidas e defendem volta às aulas apenas após todos os professores receberem a segunda dose da vacina contra a covid-19.

“Estamos acompanhando toda essa situação. Nosso trabalho é específico, dentro da sala de aula. Lamentavelmente, muitas escolas não conseguem cumprir os protocolos de segurança, como ventilação e circulação de ar, e isso deixa nossos profissionais vulneráveis. Nós defendemos o retorno das aulas apenas após a aplicação da segunda dose da vacina. A imunização só é eficaz com as duas doses”, destacou o diretor de comunicação do Sindiupes, Paulo Loureiro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA