Uma abordagem didática-metodológica desenvolvida em Escola Estadual de Aracruz foi publicada pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), na Revista CEMeR, do Instituto Federal de Sergipe (IFS)
Por Munik Vieira
Segundo o autor da metodologia, o professor de física Fabrício Antunes, a prática denominada ‘Quatro Elementos de Interação em Quatro Níveis de Aprendizagem’ tem como objetivo desenvolver um ambiente de interação, com fases de complexidades dentro das metodologias ativas, promovendo um ambiente democrático e autônomo que desperta a criatividade, promove o pensamento crítico e potencializa o aprendizado.
“É importante pensar na sala de aula como uma mini sociedade com suas diferenças, culturas, habilidades e competências, e que transformá-la em ambiente científico, tornando os estudantes pesquisadores e protagonistas da própria construção do conhecimento, passando por fases de complexidade torna a aprendizagem mais ativa com evidências significativas”, disse Fabrício Antunes.
O professor desenvolveu essa pesquisa em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cariacica, para fortalecer a aprendizagem dos estudantes da EEEM Misael Pinto Netto e, por isso, publicou o artigo para ajudar professores da Rede. Além da versão em artigo, disponível na revista CEMeR gratuitamente, o professor ainda publicou em formato de livro e e-book.
“Queremos que as práticas exitosas de nossa escola possam ser usadas por qualquer professor, por isso disponibilizamos nossa experiência para contribuir ainda mais com a educação do nosso Estado e até mesmo do País”, afirmou o professor.
Conheça a didática-metodológica