22.7 C
Vitória
sexta-feira, 17 maio, 2024

Prefeituras iniciam programação do Junho Verde

No dia 05 de junho será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Rafael Goulart

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a primeira conferência sobre o meio ambiente. No dia 05 de junho, pela primeira vez, lideranças mundiais se reuniram para discutir os impactos do homem nos ecossistemas e as consequências deste impacto.

- Continua após a publicidade -

Desde então, a data da primeira conferência da PNUMA (Programa das Nações Unidas para O Meio Ambiente), 05 de junho, é celebrada como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

No ano passado (2022), a Conferência de Estocolmo – do PNUMA – completou 50 anos e em seu discurso, o Secretário Geral da Onu, António Guterres, alertou que “estamos rapidamente nos aproximando de um ponto sem retorno para o planeta”.

“Estamos devastando os mesmos ecossistemas que sustentam as nossas sociedades. E, ao fazê-lo, corremos o risco de nos privar de alimentos, de água e dos recursos necessários para sobreviver”, completou Guterres.

Resiliência

Apesar do caminho destrutivo que segue a humanidade e do constante apelo de António Guterres para “desarmar a bomba-relógio das mudanças climáticas”, o líder da ONU acredita que é possível recuperar o planeta.

“Felizmente, a Terra é resiliente, mas precisa da nossa ajuda. Ainda temos tempo de reverter os estragos que causamos… Ao restaurarmos os ecossistemas, poderemos conduzir uma transformação que irá contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou.

Para ele, é preciso uma mobilização para o resgate e proteção das florestas e limpeza dos rios e mares. Tal mobilização geraria um esforço sem precedentes e geraria novos postos de trabalho que somariam U$ 7 trilhões de dólares por ano em todo o mundo.

Junho Verde

A Campanha Junho Verde foi oficialmente aprovada pelo Senado Brasileiro em atendimento a uma demanda da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB).

A ideia do projeto é aproveitar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que cai no mês de junho, e fazer uma campanha com maior alcance para promover uma mobilização nacional em prol da causa.

Aqui no Espírito Santo, as prefeituras já começaram a divulgar a programação para o Junho Verde. Confira:

Viana

A Prefeitura de Viana preparou uma série de ações para a Semana do Meio Ambiente. A programação tem como tema “Soluções para a poluição plástica” e acontece de 03 a 07 de junho.

No sábado (03), acontece de 09h, às 18h, em Marcílio de Noronha, a comemoração de 1 ano do Programa “É o Bicho” que já resgatou mais de 190 animais em situação de vulnerabilidade.

Mais de 500 pets – entre animais que possuem tutores e os comunitários – foram castrados pelo programa. Segundo a prefeitura, foram mais R$ 1 milhão de investimento no primeiro ano.

O controle urbano de animais domésticos é uma medida essencial para preservação da biodiversidade, pois cães, gatos, até mesmo peixes e aves, podem representar um risco para espécies endêmicas (locais).

Já na segunda (05), a programação acontece das 10h às 11h em Viana Sede, com apresentação de resultados e novos projetos para cuidados com os parques municipais.

Na terça-feira (06), tem Lançamento do Concurso de Desenhos com tema “Soluções para a poluição plástica”, com turmas do Pré-I e Pré-II da Educação Infantil e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Viana.

Também tem Lual da EJA no Parque Natural Municipal Rota das Garças e trilha noturna com alunos da escola EMEF Constantino, além de roda de conversa, exibição de curta sobre soluções para a poluição plástica e lanche para as crianças.

Na quarta-feira (07), a prefeitura vai realizar uma campanha de sensibilização dos servidores quanto ao descarte correto de plástico e óleo. Também serão instalados no prédio da prefeitura, coletores apropriados para estes resíduos

Cariacica

O município possui mais de 4 mil hectares de área de proteção ambiental de Mata Atlântica com Unidades de Conservação monitoradas pela Prefeitura.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, serão plantadas 1.770 mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica, distribuídas entre a Unidade de conservação Parque Natural Municipal do Monte Mochuara -PNMM e o Parque Urbano do Cravo e a rosa e o Parque Linear de São Conrado.

Conheça as áreas protegidas do município:

REBIO – Unidade de Conservação de proteção Integral Estadual localizada no Município de Cariacica que possui uma área de aproximadamente 3.000 Hecteres para a proteção do Bioma Mata Atlântica;

PNMMM – Parque Natural Municipal do Monte Mochuara. Unidade de conservação Municipal de proteção Integral para a proteção da Mata Atlântica; Possui uma área de 478 hectares.

PNMMI -Parque Natural Municipal do Manguezal do Itanguá. Unidade de conservação Municipal de proteção Integral para a proteção da Mata Atlântica; Possui uma área de 47 hectares, Ecossistema associada da Mata Atlântica;

RDS – Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Manguezal de Cariacica. Unidade de Conservação Sutentável. Possui uma área de aproximadamente 700 hectares, Ecossistema associada da Mata Atlântica.

Vila Velha

A campanha Junho Verde foi instituída no município em 2017, através da Lei Municipal Nº 5.845/17, com o objetivo de inserir no calendário oficial do município o mês dedicado a promover e desenvolver ações para a conscientização ambiental.

A prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, terá programação com: tarde de palestras, feira de adoção de pets e terminando com o festival de cultura oceânica.

A coordenadora de educação ambiental, Letycia Soares, explicou que a programação deste ano foi preparada considerando os diversos potenciais do município: “Buscamos promover a sustentabilidade e conservação das áreas naturais e também valorizar as riquezas do nosso município”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel, lembrou do compromisso da gestão com o meio ambiente: “A prefeitura de Vila Velha fará atividades destacando e valorizando o desafio de promover a gestão ambiental, que é compromisso firmado em nosso município”, contou.

Na segunda-feira (05), será realizada uma tarde de palestras com o tema: “Valorizando Espaços Naturais”. O evento começa às 13h30 e vai até 17h, na Universidade de Vila Velha (UVV), é gratuito e aberto ao público. Serão tratados os temas de sustentabilidade, conservação e preservação das áreas naturais.

No dia 18 de junho (domingo), será celebrado no município, o Dia da Cultura Oceânica de Vila Velha, de 8h a 13h, na Praça do Ciclista. O evento contará com apresentações artísticas, roda de conversa, exposição de projetos de conservação, educação ambiental, stands de artesanato e mais. 

Serra

O município já conta uma escola pública abastecida com 100% de energia solar e agora busca parceria com cinco Ongs para realizar ações de educação ambiental.

No Junho Verde, o município realiza o projeto “Olho no óleo” com oficinas de sabão. A ideia é instruir a população sobre o descarte correto do óleo, além de outros resíduos contaminantes.

Além disto, a Semma também promove visita guiada ao bromeliário e orquidário no Parque da Cidade e atividades de educação ambiental nas sedes das unidades de conservação do município, através do Projeto conectar.

Programação:

Exposição águas de A a Z
local: Horto municipal
Agendamento: [email protected]
Atendimento de segunda a sábado, incluindo oficinas no horto – acompanhe pelo instagram.com/expoaguadeaaz

Projeto Caiman
Local: CEA Jacuhy – Sede da APA Manguezal Sul
Agendamento: 99902-2969

Educação Ambiental Itinerante
O departamento vai até às escolas, comunidades, condomínios, organizações da sociedade civil, e outros com palestras educativas e oficina de sabão.
Agendamento: site da prefeitura da Serra > Secretaria de Meio Ambiente > Educação Ambiental > Agendamento

Proteção Animal

Em relação a proteção animal, a Semma informa que implantou no mês de janeiro de 2022 uma política de proteção voltada à população de cães e gatos do município, instituindo por meio do Decreto Municipal nº 2.274/22 o Programa ARCA (Animais Recolhidos Cuidados e Acolhidos).

As ações são coordenadas pelo Departamento de Bem-Estar Animal e executadas por um parceiro contratado e estão voltadas para prestação de assistência à saúde dos animais, ao combate de maus tratos e a educação para guarda responsável, o que inclui o controle reprodutivo dos bichinhos. Em 2022 foram realizadas 961 castrações. Já em 2023 foram realizadas 438 castrações.

O resultado deste esforço inicial tem sido bastante satisfatório. De janeiro de 2022 até o momento, o Programa atendeu cerca de 2700 animais, em sua maioria sem tutor ou com tutor de baixa renda, acolhendo ainda aqueles encaminhados por protetores independentes e ONGs.

O serviço também pode ser acessado por meio do aplicativo Colab desde outubro de 2022, mais uma maneira de promover os cuidados e garantias dos bichinhos. Neste ano, já foram 842 notificações recebidas. Destas, 597 foram atendidas.

Vitória

Vitória possui 37,14 km2 de área protegida, dentre áreas de proteção permanente, áreas verdes especiais, parques urbanos, área de proteção ambiental, estação ecológica, parques naturais, refúgios da vida silvestre e reservas ecológicas.

A Prefeitura de Vitória preparou uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece na próxima segunda-feira (05). As ações, elaboradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), começam no domingo (04) e seguem até o final do mês de junho.

Projeto Lua Cheia

No domingo (04) haverá mais uma edição do projeto Lua Cheia na Fonte Grande, que tem atraído muitos moradores e turistas para a contemplação do astro e curtir as diversas sensações promovidas pelo satélite natural da terra de um ponto espetacular: o Mirante da Cidade. O evento é gratuito e contará com apresentação musical ao vivo.

O parque estará aberto à visitação até as 20 horas e não é necessário agendamento. Em caso de chuva ou tempo muito nublado, a visualização da Lua Cheia não será possível e o encontro não será realizado.

Guardiões Ambientais Mirins

O Dia Mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (05), contará com eventos voltados à sustentabilidade na cidade e proteção do meio ambiente. Das 9h às 16h, no Parque Pianista Manolo Cabral, que fica no Barro Vermelho, haverá ação de mutirão para recolhimento de tampinhas plásticas que serão revertidas para causa animal da ONG Vira Lata Vira Luxo.

Na parte da tarde, às 14 horas, ocorrerá o lançamento de uma rede solidária de Guardiões Ambientais Mirins de Vitória (GuaAmMins), no auditório da Prefeitura. O programa tem como objetivo possibilitar a crianças e jovens participar e disseminar boas práticas de educação ambiental com o intercâmbio entre unidades escolares, comunidade ou instituições que desenvolvam atividades de cunho socioeducativo ou projetos sociais, tendo como premissa o cuidar patrimônio socioambiental da cidade de Vitória.

Limpeza na praia de Camburi

Para celebrar o Dia dos Oceanos (08/06) e a vivência dos Guardiões Mirins, foi programada uma grande ação de limpeza na praia de Camburi, na quarta-feira (07), com a participação de educadores ambientais e coletivo, no período das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Também será realizada ação embarcada para visita de campo em conjunto com a equipe de Fiscalização e apresentação dos procedimentos para realização da coleta da água para análise da balneabilidade das praias pela equipe da Coordenação de Monitoramento Atmosférico, Hídrico e do Solo, da Semmam.

Música na Infância

Nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), acontecerá o Festival de Música na Infância (Musin), no Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia, com atração musical, sempre no período das 15h às 21h.

Bem-estar animal

Na semana de 12 a 16 de junho, ocorrerá a solenidade de assinatura do termo de compromisso com a faculdade Faesa, para garantir o bem-estar animal e o fornecimento de serviços veterinários como a realização consultas e exames de sangue e de diagnósticos por imagem para animais vítimas de maus-tratos identificados por meio das vistorias realizadas pelos técnicos Semmam.

No sábado (17), a programação contemplará mais um evento de adoção de animais, na praia da Guarderia, na Curva da Jurema, no período das 9h às 13h, em parceria com a Fumaral Pet Shop.

Jubartes e Tartrugas

Também serão realizados, até o final do mês de junho, solenidade de assinatura de Acordo de Cooperação com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, visando principalmente a orientação, a instrução e a observação de baleias, gratuitas aos estudantes da rede; e a assinatura de decreto e lançamento do Programa de Educação Ambiental, bem como a posse dos membros da Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (Cimea), para o biênio 2023/2024.

Também fazem parte da programação, a posse dos novos membros do Conselho APA Baía das Tartarugas, para biênio 2023 e 2024, e a formação em educação ambiental de agentes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Ações realizadas

Entre as muitas realizações nos dois últimos anos destacam-se a implantação do Programa Vix Flora com a ampliação da cobertura verde na cidade e com meta de uma muda por habitante.

Vitória tem realizado, ainda, com o programa Vitória + Verde, ações que visam a melhoria e a modernização dos parques naturais e urbanos da cidade, dando condições de bem-estar à população, estimular e promover o turismo, a recreação e o lazer e aprofundar o conhecimento e a conscientização em relação ao meio ambiente, dentre outras iniciativas que culminam no desenvolvimento econômico da cidade.

Assim, foram realizadas melhorias na infraestrutura de três mirantes do Parque da Fonte Grande (Mochuara, Recanto da Floresta e Sumaré), feitas novas infraestruturas do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, contemplando sede administrativa, auditório, centro de educação ambiental, unidade de apoio à retirada de barro, entre outros equipamentos que possibilitaram a reabertura aos moradores.

Também foram realizadas a revitalização da escadaria e corrimãos localizados no parque Gruta da Onça, além da construção da sede administração e de obras de contenção de encostas na região.

Fonte Viva

As nascentes e córregos da cidade são o foco do Programa Fonte Viva, lançado no ano passado pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Esse programa compreende a elaboração de estudos hidrológicos, que identificam a qualidade e a quantidade de água, em 25 nascentes, em uma primeira fase.

A partir desses estudos, o programa prevê o desenvolvimento de projetos de engenharia e de obras para construção de fontes e de outras estruturas para armazenamento e distribuição das águas nos 15 pontos que apresentarem maior potencial hídrico. Os recursos foram captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Bem-estar animal

Até o momento foram mais de 4.900 procedimentos cirúrgicos de castração de animais.

Recuperação de restinga

Em março passado tiveram início as ações de recuperação da restinga localizada na Curva da Jurema, com o plantio das primeiras mudas nativas durante o evento de lançamento do programa, que tem a parceria da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra do Aeroporto de Vitória, e possibilitará a recomposição de 24 mil metros quadrados nesta área de praia. A previsão é que o trabalho de recuperação ocorra em 24 meses.

O município já concluiu a recuperação de 140 mil metros quadrados de área ao longo da praia de Camburi, quando foram plantadas 15.572 mudas, entre espécies rasteiras, arbustivas e arbóreas, além do cercamento das áreas em recuperação. Ao todo a capital tem cerca de 400 mil metros quadrados (40 hectares) de área de restinga.

Educação Ambiental

Vitória também deu um importante passo na educação ambiental de seus munícipes com o lançamento, em junho do ano passado, do Portal Interativo “IntErAge Vix”. O site tem o objetivo de promover e potencializar o acesso, a participação e interatividade da população da capital com conteúdos voltados ao tema.

O Portal Interativo é direcionado à coletividade e abrange diversos grupos sociais como a comunidade escolar, associação de moradores, organizações não governamentais, prioritariamente à população de Vitória e apresenta a estes públicos: publicações, jogos interativos e colaborativos, pesquisas, roteiros de atividades educativas, imagens, vídeos, cartografias, documentos legais e diversos outros materiais voltados para a educação ambiental.

Além disso, a cidade deu mais um passo importante para a consolidação das políticas públicas voltadas para este segmento, em suas interfaces formal e não formal dentro das relações institucionais, com a inauguração, em novembro passado, da Sede Municipal da Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada nas novas edificações do Parque Natural Municipal Gruta da Onça, na região do Centro.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA