22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Polícia Federal investiga casos de corrupção em contratos da Codesa

Segunda fase da Operação Corsários cumpre oito mandados de busca e apreensão no ES, SP e DF

Por Regina Trindade

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (24) a 2ª fase da Operação Corsários, que apura supostos atos de corrupção cometidos por organização criminosa que desviou recursos da Codesa, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

- Continua após a publicidade -

Além do Espírito Santo, de acordo com informações divulgadas pela Polícia Federal, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, no estado de São Paulo e no Distrito Federal.

Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, crimes licitatórios, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal não identificou os alvos da ação.

Primeira fase

A primeira fase da Operação Corsários foi deflagrada em maio de 2021 , com dois mandados de prisão temporária e dez mandados de busca e apreensão que foram cumpridos nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Brasília, no Distrito Federal. 

À época, um dos alvos da investigação foi o irmão da então senadora Rose de Freitas (MDB), Edward Dickson de Freitas, que teve prisão temporária expedida pelo STF, mas que foi solto cinco dias após a detenção.

O que diz a Codesa

A assessoria de imprensa da Codesa afirmou, por meio de nota nesta quarta-feira (25), que a investigação conduzida pela Polícia Federal está relacionada a períodos anteriores ao processo de desestatização.

Ainda de acordo com a nota, “cumpre esclarecer que supostas ilicitudes praticadas, ora objeto de escrutínio e apuração, ocorreram antes que a companhia fosse transferida à gestão privada, em setembro de 2022. O Porto de Vitória se colocará à disposição das autoridades competentes para colaborar irrestritamente com as investigações em curso”.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA