21.6 C
Vitória
sábado, 5 DE outubro DE 2024

Pesquisas apontam prefeitos melhores avaliados na Grande Vitória

Wanderson Bueno (Podemos), atual prefeito de Viana, assume a liderança com 87,2% de aprovação, na série de pesquisas da Futura para a Rede Vitória

Por Redação

Faltam 40 dias para as eleições em todo o país e a disputa para o cargo mais alto do poder executivo municipal está acirrada. Segundo a série de pesquisas eleitorais feita pelo Instituto Futura Inteligência para a Rede Vitória, há municípios da Grande Vitória onde a disputa deve se estender para o segundo turno, outros em que as pesquisas de intenção de votos apontam a reeleição de candidatos em primeiro turno.

- Continua após a publicidade -

As pesquisas também avaliaram a aprovação de governos, contribuindo para o entendimento do nível de satisfação da população acerca dos atuais gestores municipais. E os atuais prefeitos de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – a maioria disputando a reeleição – já contam com forte apoio popular segundo os dados da pesquisa no projeto 100% Cidades.

O atual prefeito e candidato à reeleição em Viana, Wanderson Bueno (Podemos), foi o mais bem avaliado, entre os chefes do executivo da Grande Vitória. 87,2% dos entrevistados apontaram que a gestão de Bueno foi “ótima/boa”.

Em segundo lugar, está o prefeito e candidato à reeleição de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), com 82,6%. Na sequência, o administrador e candidato à recondução do executivo de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) conta com tem 69,2% de aprovação.

A cidade de Viana também possui a gestão melhor avaliada na Grande Vitória, com 80,4%, segundo as pesquisas. Em resposta aos resultados, Wanderson Bueno expressou seu agradecimento e renovou seu compromisso com a cidade.

“Fico extremamente honrado com o reconhecimento da nossa gestão. Essa alta avaliação é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe. Nosso objetivo é continuar promovendo melhorias para Viana e garantir que nossa cidade continue avançando em todos os aspectos – infraestrutura, revitalização das vias urbanas, investimentos na segurança, saúde e educação”, disse Wanderson.

Bueno também destacou que a alta aprovação é um sinal positivo de que as políticas implementadas têm gerado impactos significativos na vida dos cidadãos: “Estamos no caminho certo, e isso nos motiva ainda mais a buscar novas soluções e enfrentar os desafios que surgem. O apoio da população é fundamental para que possamos seguir com nossos projetos e transformar Viana em uma cidade cada vez melhor.”

LEIA MAIS
e_título_eleitor Eleitor precisa baixar e-Título até este sábado (5) - O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar
fundo_eleitoral_eleições_2024 Eleições 2024: veja quem mais recebeu dinheiro do fundão - Dados disponíveis em plataforma on-line do TSE detalha a destinação dos recursos do fundão eleitoral em todo o país

Metodologia

Os três candidatos aparecem na pesquisa de intenção de votos, seja espontânea ou estimulada, com ampla liderança em relação aos seus opositores, indicando um possível segundo mandato a partir de janeiro de 2025.

Pazzolini
Eleições 2024: Pazolini lidera pesquisa em Vitória
– Foto: Arquivo Next editorial

Em Vitória e Serra, a avaliação das gestões municipais realizadas com os moradores indica cenários diferentes para as eleições. O governo de Lorenzo Pazzolini (Republicanos) foi avaliado como “ótimo/bom” por 63% dos entrevistados e Sérgio Vidigal (PDT) aparece com 61,1%.

De acordo com a pesquisa de intenção de votos, o futuro de Pazzolini é incerto, uma vez que o candidato estaria reeleito em outubro com 50,2%, mas na margem de erro, pode precisar do segundo turno para confirmar o possível triunfo.

A baixa aprovação do segundo mandato de Vidigal faz com que a Serra tenha uma das disputas mais acaloradas desse pleito, sendo definida no segundo turno e com indecisão de quais candidatos permaneceriam na disputa. O candidato apoiado por Vidigal, Weverson Meireles (PDT), aparece nas pesquisas, tanto estimulada, quanto espontânea, como o terceiro colocado, o que o deixaria fora da continuação desta corrida eleitoral.

Somadas as cinco cidades que formam a Grande Vitória, foram realizadas 2600 entrevistas por telefone assistido por computador durante a primeira quinzena de agosto. Os eleitores ouvidos pertencem ao eleitorado obrigatório, com 16 anos ou mais. A pesquisa da Futura tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.

Avaliação das prefeituras e gestores municipais

    • Viana
      80,4% – Prefeitura
      87,2% – Prefeito
    • Vila Velha
      75,2% – Prefeitura
      82,6% – Prefeito
    • Cariacica
      59,9% – Prefeitura
      69,2% – Prefeito
    • Vitória
      62% – Prefeitura
      63% – Prefeito
    • Serra
      57,8% – Prefeitura
      61,1% – Prefeito

Fonte: Instituto Futura Inteligência

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA