Wanderson Bueno (Podemos), atual prefeito de Viana, assume a liderança com 87,2% de aprovação, na série de pesquisas da Futura para a Rede Vitória
Por Redação
Faltam 40 dias para as eleições em todo o país e a disputa para o cargo mais alto do poder executivo municipal está acirrada. Segundo a série de pesquisas eleitorais feita pelo Instituto Futura Inteligência para a Rede Vitória, há municípios da Grande Vitória onde a disputa deve se estender para o segundo turno, outros em que as pesquisas de intenção de votos apontam a reeleição de candidatos em primeiro turno.
As pesquisas também avaliaram a aprovação de governos, contribuindo para o entendimento do nível de satisfação da população acerca dos atuais gestores municipais. E os atuais prefeitos de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – a maioria disputando a reeleição – já contam com forte apoio popular segundo os dados da pesquisa no projeto 100% Cidades.
O atual prefeito e candidato à reeleição em Viana, Wanderson Bueno (Podemos), foi o mais bem avaliado, entre os chefes do executivo da Grande Vitória. 87,2% dos entrevistados apontaram que a gestão de Bueno foi “ótima/boa”.
Em segundo lugar, está o prefeito e candidato à reeleição de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), com 82,6%. Na sequência, o administrador e candidato à recondução do executivo de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) conta com tem 69,2% de aprovação.
A cidade de Viana também possui a gestão melhor avaliada na Grande Vitória, com 80,4%, segundo as pesquisas. Em resposta aos resultados, Wanderson Bueno expressou seu agradecimento e renovou seu compromisso com a cidade.
“Fico extremamente honrado com o reconhecimento da nossa gestão. Essa alta avaliação é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação de toda a equipe. Nosso objetivo é continuar promovendo melhorias para Viana e garantir que nossa cidade continue avançando em todos os aspectos – infraestrutura, revitalização das vias urbanas, investimentos na segurança, saúde e educação”, disse Wanderson.
Bueno também destacou que a alta aprovação é um sinal positivo de que as políticas implementadas têm gerado impactos significativos na vida dos cidadãos: “Estamos no caminho certo, e isso nos motiva ainda mais a buscar novas soluções e enfrentar os desafios que surgem. O apoio da população é fundamental para que possamos seguir com nossos projetos e transformar Viana em uma cidade cada vez melhor.”
Metodologia
Os três candidatos aparecem na pesquisa de intenção de votos, seja espontânea ou estimulada, com ampla liderança em relação aos seus opositores, indicando um possível segundo mandato a partir de janeiro de 2025.
Em Vitória e Serra, a avaliação das gestões municipais realizadas com os moradores indica cenários diferentes para as eleições. O governo de Lorenzo Pazzolini (Republicanos) foi avaliado como “ótimo/bom” por 63% dos entrevistados e Sérgio Vidigal (PDT) aparece com 61,1%.
De acordo com a pesquisa de intenção de votos, o futuro de Pazzolini é incerto, uma vez que o candidato estaria reeleito em outubro com 50,2%, mas na margem de erro, pode precisar do segundo turno para confirmar o possível triunfo.
A baixa aprovação do segundo mandato de Vidigal faz com que a Serra tenha uma das disputas mais acaloradas desse pleito, sendo definida no segundo turno e com indecisão de quais candidatos permaneceriam na disputa. O candidato apoiado por Vidigal, Weverson Meireles (PDT), aparece nas pesquisas, tanto estimulada, quanto espontânea, como o terceiro colocado, o que o deixaria fora da continuação desta corrida eleitoral.
Somadas as cinco cidades que formam a Grande Vitória, foram realizadas 2600 entrevistas por telefone assistido por computador durante a primeira quinzena de agosto. Os eleitores ouvidos pertencem ao eleitorado obrigatório, com 16 anos ou mais. A pesquisa da Futura tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral.
Avaliação das prefeituras e gestores municipais
-
- Viana
80,4% – Prefeitura
87,2% – Prefeito - Vila Velha
75,2% – Prefeitura
82,6% – Prefeito - Cariacica
59,9% – Prefeitura
69,2% – Prefeito - Vitória
62% – Prefeitura
63% – Prefeito - Serra
57,8% – Prefeitura
61,1% – Prefeito
- Viana
Fonte: Instituto Futura Inteligência