26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Pesquisa da Fecomércio/ES indica menos dívidas nos lares capixabas

Pesquisa da Fecomércio/ES indica menos dívidas nos lares capixabas

Famílias endividadas com as contas em atraso tiveram significativa redução de 30,1% para 23,8%.

O percentual de famílias com contas em atraso recuou no mês de junho, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES).

- Continua após a publicidade -

A pesquisa aponta que o índice caiu de 69,7% m maio para 63,2% do total das famílias no mês atual, porém, o percentual de endividados não teve muitas alterações em relação ao junho de 2011, quando o indicador apresentou marca de 60,8% do endividamento.

Segundo a PEIC, o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas passou de 8,0% para 12,5%. Enquanto o de famílias endividadas com as contas em atraso teve significativa redução comparado a maio, passando de 30,1% para 23,8% das famílias.

De acordo com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, há uma tendência recente de redução do nível de endividamento das famílias capixabas, e a evolução ainda favorável do mercado de trabalho contribuiu para o resultado.

“Podemos perceber que mesmo com os estímulos monetários e fiscais para a oferta de crédito e para o consumo de bens duráveis, as famílias estão cautelosas em relação ao endividamento, porém o índice ainda apresenta parcela relevante de famílias endividadas”, afirma o presidente.

O maior vilão das dívidas capixabas continua sendo o cartão de crédito, que corresponde a 65% das famílias, seguido pelo financiamento de carro (17,2%), crédito pessoal (17,2%) e cheque especial (10,7%). Os números mostram ainda que o percentual do salário comprometido com os endividamentos chega a 30,7% da renda familiar.

As famílias que com renda de até 10 salários mínimos as famílias possuem mais dívidas do que as que ganham mais do que esse valor, ainda segundo a pesquisa. A diferença é de 65,7% para 53,8%.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA