23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Parque da Prainha: espaço de arte, cultura e gastronomia

O Parque da Prainha requalificado gera expectativa junto aos operadores de turismo e moradores para desfrutarem dos benefícios de um verdadeiro parque

Por Manoel Goes Neto

Estamos às vésperas da reabertura do Parque da Prainha, localizado dentro do Sitio Histórico de Vila Velha, que está prestes a completar 489 anos, no dia 23 de maio. A obra, realizada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha em parceria com o Governo do Estado, readequou o espaço para melhor receber os turistas, visitantes, locais e compor o histórico cenário da gênese dos capixabas. Afinal, o Parque da Prainha é um local histórico e importante para receber eventos e manifestações culturais das mais diversas. 

- Continua após a publicidade -

Gastronomia também é feita de cultura e tradições históricas, assim como a Prainha. No Sítio Histórico, o tempero canela-verde revela-se em sofisticadas pizzas, moquecas, comidas típicas da terra e nordestina, petiscos, charmosos cafés e padaria gourmet com forte sotaque francês, sanduiches e história, muita história na Casa da Memória de Vila Velha, na Igrejinha do Rosário e no Museu Atelier Homero Massena, genial pintor que melhor retratou a Prainha e sendo enredo campeão da escola de samba Mocidade Unida da Glória a MUG, sem falar no maior ícone dos capixabas: o Convento da Penha, que recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes.

O crescente circuito de bares e restaurantes do local convida a um passeio digno de sabores inesquecíveis, que cabem em todos os bolsos. Temos também interessantes hotéis e pousadas, em destaque a Pousada Vilazinha que promove mensalmente feira de arte e artesanato em uma área aberta e totalmente arborizada, dando um toque de bucolismo no local, além de oportunizar atividades aos empreendedores artesãos da terra, consolidando assim a Prainha de Vila Velha como importante polo criativo da cidade contando ainda com ateliês de portas abertas com muita cerâmica, mosaicos, porcelanas, pinturas e papeis reciclados.

O Parque da Prainha requalificado, depois de total reforma onde foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões em sua área de aproximadamente 43 mil metros quadrados, gera grande expectativa junto aos operadores de turismo e moradores para desfrutarem dos benefícios de um verdadeiro parque. A promessa do projeto é garantir um parque com todas as características necessárias para tal: brinquedos, estação de bike compartilhada, banheiros de alvenaria, área de lazer e pista de caminhada. Tudo isso, com certeza, irá atrair ainda mais a vinda dos turistas para Vila Velha, uma cidade reconhecidamente turística, tendo os mais variados atrativos, desde monumentos históricos a belezas naturais de montanhas, área rural e praias.

A requalificação e reforma do Parque também beneficiará de sobremaneira o segmento de shows e eventos (uma consolidada vocação da Prainha), tendo agora amplo e estruturado espaço para shows, com área de food e beer trucks compondo o espaço para alimentação, infraestrutura para estacionamento de motor homes, academia popular, plataforma multifuncional, espaço pet e grandes áreas para realização de piqueniques.

Agora fortalecido, volta a ser um espaço de protagonismo da cidade, berço do capixabismo. Importante para o fortalecimento da autoestima do povo canela-verde e pronto e digno para receber os turistas de todos os cantos do mundo.

Manoel Goes Neto é produtor cultural e escritor.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba