Patrícia Pereira garantiu o segundo lugar no pódio na prova de natação dos 50 metros peito. Evento serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
Andressa Santos*
O Brasil encerrou sua participação no World Series de natação paralímpica em Limoges, França, no últmo domingo (9), com um total de 24 medalhas, incluindo dez ouros, dez pratas e quatro bronzes, conquistadas nas categorias Adulto e Júnior. O evento serviu de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que começarão em 28 de agosto.
Dentre os destaques da seleção está a nadadora paralímpica Patrícia Pereira, que conquistou a medalha de prata. A capixaba, da classe S4 (comprometimento físico-motor), garantiu seu lugar no pódio ao completar a prova dos 50 metros peito em 58s52.
Em maio, Patrícia alcançou o índice necessário na prova dos 50 metros livre durante uma seletiva organizada pelo CPB. A nadadora aguarda confiante a convocação oficial e segue com seus treinamentos preparatórios.
“Trabalhamos arduamente para fazer o índice. Então, eu fiz o meu papel como atleta na melhor representatividade que eu podia fazer e entrei nos critérios. Oficialmente, a gente só pode falar que foi convocada quando sai a oficialização, mas eu creio 100% que sim. Sou recordista das Américas, estou na minha melhor performance e estou em busca de melhorar cada vez mais”, disse Patrícia Pereira, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
As seletivas da natação paralímpica brasileira para os Jogos de Paris terminaram no dia 18 de abril com a Primeira Etapa do Circuito Nacional Paralímpico. O Brasil dispõe de 37 vagas para as competições de natação em Paris 2024, sendo 21 para homens e 16 para mulheres. A convocação oficial dos nadadores que representarão o país será realizada entre o final de junho e o início de julho.
*Sob supervisão de Erik Oakes