23.3 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Pães internacionais conquistam paladar dos capixabas

Baguete, pão italiano, croissant, ciabatta e focaccia estão entre receitas internacionais mais pedidas pela freguesia

Por Mariah Friedrich

Seguindo a tendência de procura por receitas mundiais, padarias e delicatessens do Espírito Santo estão incrementando o cardápio para atender os capixabas com receitas de pães internacionais. O aumento da demanda por esse tipo de produto tem sido observado por empresários e profissionais do ramo no Estado. 

- Continua após a publicidade -

O Presidente do Sindipães, Ricardo Ledut aponta na lista dos favoritos dos capixabas  a baguete francesa, pão italiano, croissant, ciabatta e focaccia, tradicionalmente feitos a partir do processo de fermentação natural, capaz de tornar os tradicionais pães mais nutritivos além da textura, aroma e sabor ficarem ainda mais diferenciados. 

Os consumidores têm procurado por mais qualidade e opções saudáveis e a a fermentação natural, além de oferecer benefícios à dieta, oferece um produto mais saboroso com uma leve acidez e casca crocante. Assim como aconteceu com o vinho. o brasileiro tem adaptando o paladar para essas receitas de origem europeia”, comenta o representante das empresas do segmento de panificação capixaba.

Pães internacionais conquistam paladar dos capixabas
Pão de tâmara com castanha é lançamento recentes da padaria Monte Líbano – Foto: Divulgação

A subgerente da padaria Monte Líbano confirmou o crescimento da procura por pães artesanais ao longo dos anos e destaca que o espaço se atenta para trazer novidades para os frequentadores.

“A cada dia os clientes encontram uma seleção diferente de pães artesanais e de fermentação natural, entre as novas receitas lançadas estão os pães de de fermentação natural de tâmara e de abóbora com amêndoas. As ciabattas são as mais populares e indicamos experimentar com patês e antepastos”, compartilha a subgerente do estabelecimento, Valéria Ximenes.

Pães internacionais conquistam paladar dos capixabas
Pão de fermentação natural do empório Joaquim – Foto: Divulgação

Na padaria do Empório Joaquim, o pão italiano é o favorito da clientela, que tem demonstrado interesse pois por pães mais saudáveis ao longo dos anos, compartilha a Chef Executiva Patrícia Santos Neves. A casa oferece diversas opções fabricadas com fermento natural, como o pão português, pão de azeitonas, pão com abóbora e castanhas do Pará.

“Ao invés de utilizar fermento químico ou industrial, como é comum em pães comerciais, nossos pães são fermentados com um starter de fermentação natural, como levain ou massa madre. Esse starter é uma mistura de farinha e água que, alimentada ao longo do tempo, permite que leveduras e bactérias naturais presentes no ambiente e na farinha propiciem uma fermentação gradual”, explica a Chef.

Segundo ela, outro diferencial que torna esses pães uma escolha ideal para quem busca uma alimentação mais saudável e autêntica é o uso de ingredientes de alta qualidade, sem aditivos químicos ou conservantes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -