23.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 junho, 2024

Outono: como cuidar das plantas em casa?

Nem calor, nem frio demais: dicas para acertar nos cuidados das plantas durante o outono, para manter a saúde das espécies no clima ameno

Depois dos dias ensolarados do verão, é a vez de abrirmos as portas para o outono. A estação que faz com que as pessoas comecem a tirar os casacos do armário também é um período em que as plantas pedem atenção redobrada para continuarem saudáveis. Pensando nisso, a Vasart, empresa 100% brasileira, referência em vasos sustentáveis, reuniu diversas dicas para ajudar no cultivo das espécies durante o outono.

Primeiramente, é importante ressaltar que as plantas entram em um período de colheita, momento este que é marcado pelas quedas das folhas e dos frutos. É uma estratégia de sobrevivência, pois assim os vegetais podem poupar energia e garantir a proteção necessária para o inverno que se aproxima, quando vem o período de dormência.

- Continua após a publicidade -

Mas isso não significa falta de cuidados. Enquanto as espécies se resguardam para fabricar energia, a adubação faz-se necessária, por exemplo. “Neste período, elas precisam de bastante nutrientes para que na primavera e no verão venham as flores e os frutos”, pontua o jardineiro Fernando Araújo, especialista da Vasart, na loja do Mercadão das Flores.

Adubação

O processo precisa ser constante o ano todo, mas nessa época dar continuidade à adubação é crucial. No outono, recomenda-se realizar o procedimento com produtos orgânicos a cada 15 ou 30 dias, contribuindo para uma terra fértil, capaz de fornecer os nutrientes necessários às plantas. Fernando, da Vasart, indica a utilização do Bokashi (um dos mais completos e eficientes adubos).

Parceria de sucesso

A Vasart prossegue em parceria com a marca Yes, We Grow, oferecendo produtos inovadores de cultivo, que agregam simplicidade e eficiência, mesmo na cidade grande. Entre os exemplos, há um vasto portfólio (à venda na loja online da Vasart, assim como na unidade física do Mercadão das Flores), como diferentes tipos de Bokashi nas versões sólido, líquido e em comprimidos, além de óleos cítricos e multiminerais para as plantas. Eles contribuem ainda mais para o fortalecimento das espécies.

Podas de limpeza

Saem de cena as podas comuns, que não são necessárias no outono porque a planta não terá tanta energia para gastar (crescimento, surgimento de brotos etc.) e entram as de limpeza. Para realizar uma higienização, basta retirar as folhas, os galhos secos e checar se há a presença de pragas e fungos.

Proteção redobrada

No outono, com a chegada do clima mais ameno, as espécies ficam mais suscetíveis às pragas, que se aproveitam para se instalar e, então, sugar a seiva das plantas. As mais comuns são as cochonilhas e os pulgões.

Segundo Fernando, o ideal é fazer a remoção manualmente desses parasitas (as cochonilhas, normalmente, aparecem como pontinhos brancos nas folhagens e no caule), usando um pincel ou uma escova de dentes velha. Na sequência, convém aplicar um antipragas ou antifúngico e afastar a planta infestada das saudáveis a fim de evitar a contaminação entre elas.

Outono: como cuidar das plantas em casa?Cuidado com o excesso de água

Como as temperaturas no outono são mais amenas, a perda de líquidos das espécies é menor. Portanto, não é preciso uma irrigação tão intensa: “Passar de duas vezes por semana para apenas uma é perfeito”, conta o especialista. “Dependendo da planta, o ideal é aguar a cada quatro dias, sempre observando a umidade da terra”, completa.

Exposição ao Sol

Caso a incidência de luz no local esteja muito baixa (já que o sol não é tão intenso como no verão e muda de posição), e a espécie pede esse cuidado, deve-se procurar um espaço onde o Sol se faça mais presente.

Troca de vasos

Dar uma “nova casa” à planta durante o outono pode até ajudá-la no futuro. O transplante de um vaso para o outro melhora o desenvolvimento geral. Isso significa uma planta muito mais bonita na primavera.

Sobre a Vasart

A Vasart é uma empresa 100% brasileira e totalmente dedicada à pesquisa, criação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, que promovem uma relação harmoniosa do indivíduo com a natureza. Um de seus principais objetivos é a produção de peças que transformam os ambientes em locais de bem-estar e prazer, como coleções de vasos contemporâneos, acessórios e móveis exclusivos, assinados e patenteados.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA