- Continua após a publicidade -

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 4 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão no Espírito Santo

Terceira fase da operação busca identificar pessoas com envolvimento nos atos de 8 de janeiro em Brasília

Por Regina Trindade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. No Espírito Santo, a Polícia Federal cumpre quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

Durante a ação em Vila Velha, foi preso o empresário Valfrido Chieppe Dias. Ele também era integrante da Polícia Militar e foi detido em casa, na Ilha das Flores. Valfrido passou por exame de corpo de delito no Departamento Médico Legal e em seguida encaminhado ao Centro de Detenção Provisória 2, Viana. No dia dos atos, o suspeito publicou um vídeo em sua rede social onde aparecia ferido no rosto, do lado de fora do Congresso, e afirmou que não teria participado dos atos de vandalismo. 

- Continua após a publicidade -
Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 4 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão no Espírito Santo
Valfrido Chieppe Dias durante manifestação em Vila Velha. Foto: Instagram

Em Pancas, no norte do Estado, a Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão. No dia da invasão aos Três Poderes, o ex-vice-prefeito do município, Marcos Alexandre Mataveli de Moraes, também apareceu em um vídeo que circulou nas redes sociais, onde afirmou, de dentro do Palácio do Planalto, que havia invadido o local. “Invadimos aqui, invadimos tudo”, disse.

Um dia após os ataques, a Prefeitura de Pancas se pronunciou por meio de uma nota de repúdio. 

“Diante das invasões e dos atos terroristas ocorridos ontem 08/01/2023 em Brasília, a Prefeitura de Pancas vem a público declarar que condena veementemente agressões às instituições e os crimes cometidos na tarde do último domingo por grupos radicais aos prédios dos Três Poderes. Vem ainda desmentir uma falsa informação que tem sido divulgada nas redes sociais por vídeo e imagens que supostamente creditam Marcos Alexandre Mataveli de Morais como atual vice-prefeito de Pancas, o que não é verdade. O indivíduo esteve vice-prefeito no município há sete anos, entre 2013 e 2016. Não tem nenhum vínculo, participação, ou qualquer ligação política com a atual gestão. Este executivo repudia a incitação e a realização de crimes previstos em lei e espera que a Democracia e o Estado de Direito saiam fortalecidos após o lamentável episódio”.

Ainda não há informações se Alexandre Mataveli de Moraes foi um dos alvos da operação.

- Continua após a publicidade -

Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal e os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Mandados de busca e apreensão

- Continua após a publicidade -

SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4

Mandados de prisão

SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2

 

Leia Mais

Ferraço abre diálogo coletivo para escolha de vice
Marcha dos Municípios mobiliza mais de 10 mil...
Pendências Eleitorais: prazos terminam em uma semana
Procurador do TPI pede prisão de Netanyahu e...
Governo prepara programa de combate ao crime organizado
Diploma Geovani: veja honraria criada após morte do...
LATAM amplia voos domésticos em 9% no Brasil
Mesário: função essencial nas eleições brasileiras
Polícia Federal prende abusadores sexuais de crianças
PF confirma prisão de Alexandre Ramagem nos EUA

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -