22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 4 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão no Espírito Santo

Terceira fase da operação busca identificar pessoas com envolvimento nos atos de 8 de janeiro em Brasília

Por Regina Trindade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (27) a terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo identificar pessoas que participaram, financiaram ou incentivaram a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. No Espírito Santo, a Polícia Federal cumpre quatro mandados de prisão e oito de busca e apreensão.

- Continua após a publicidade -

Durante a ação em Vila Velha, foi preso o empresário Valfrido Chieppe Dias. Ele também era integrante da Polícia Militar e foi detido em casa, na Ilha das Flores. Valfrido passou por exame de corpo de delito no Departamento Médico Legal e em seguida encaminhado ao Centro de Detenção Provisória 2, Viana. No dia dos atos, o suspeito publicou um vídeo em sua rede social onde aparecia ferido no rosto, do lado de fora do Congresso, e afirmou que não teria participado dos atos de vandalismo. 

Operação Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre 4 mandados de prisão e 8 de busca e apreensão no Espírito Santo
Valfrido Chieppe Dias durante manifestação em Vila Velha. Foto: Instagram

Em Pancas, no norte do Estado, a Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão. No dia da invasão aos Três Poderes, o ex-vice-prefeito do município, Marcos Alexandre Mataveli de Moraes, também apareceu em um vídeo que circulou nas redes sociais, onde afirmou, de dentro do Palácio do Planalto, que havia invadido o local. “Invadimos aqui, invadimos tudo”, disse.

Um dia após os ataques, a Prefeitura de Pancas se pronunciou por meio de uma nota de repúdio. 

“Diante das invasões e dos atos terroristas ocorridos ontem 08/01/2023 em Brasília, a Prefeitura de Pancas vem a público declarar que condena veementemente agressões às instituições e os crimes cometidos na tarde do último domingo por grupos radicais aos prédios dos Três Poderes. Vem ainda desmentir uma falsa informação que tem sido divulgada nas redes sociais por vídeo e imagens que supostamente creditam Marcos Alexandre Mataveli de Morais como atual vice-prefeito de Pancas, o que não é verdade. O indivíduo esteve vice-prefeito no município há sete anos, entre 2013 e 2016. Não tem nenhum vínculo, participação, ou qualquer ligação política com a atual gestão. Este executivo repudia a incitação e a realização de crimes previstos em lei e espera que a Democracia e o Estado de Direito saiam fortalecidos após o lamentável episódio”.

Ainda não há informações se Alexandre Mataveli de Moraes foi um dos alvos da operação.

Operação Lesa Pátria

A Polícia Federal está cumprindo mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal e os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Mandados de busca e apreensão

SC – 1
DF – 4
RJ – 9
PR – 1
ES – 8
MG – 4

Mandados de prisão

SC – 1
DF – 2
RJ – 1
PR – 1
ES – 4
MG – 2

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA