Proposta de lei estadual determina que passageiros passem por procedimento padrão antes do embarque nos coletivos
Por Otávio Gomes*
Um projeto de lei (PL), em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), visa aumentar a segurança nas viagens interestaduais saindo do ES. O PL 359/2024, de autoria do deputado Dr. Bruno Resende (União), determina o procedimento de detecção de metais nos ônibus interestaduais. A pauta ainda não tem data para ir à votação no plenário da Casa.
A proposta determina que os passageiros passem pelo detector juntamente com as bagagens de mão antes do embarque nos coletivos, que poderão ganhar equipamento detector de metais fixo ou portátil. O principal objetivo da iniciativa é impedir que pessoas portando arma branca ou arma de fogo consigam embarcar no transporte, colaborando para uma maior segurança dos usuários dos ônibus.
O autor da proposta enfatiza os casos de violência noticiados pela imprensa em viagens de curta e longa distância ao argumentar pela implementação do procedimento, que já é realizado em diversos ambientes.
“Não raro encontramos ocorrências de alguém que, portando uma arma branca, rouba celulares, carteiras e relógios ou ameaça os passageiros de alguma forma, sem que haja possibilidade de fuga. Em face da natureza, a viagem, onde pessoas ficam sentadas, sem espaço para que possam reagir, ficando totalmente à mercê dos malfeitores”, explica o deputado.
O projeto ainda será analisado pelas comissões de Justiça, de Mobilidade Urbana, de Segurança e de Finanças.
*Sob supervisão de Erik Oakes