Após um ano da tragédia ambiental que assolou a Região Sul capixaba, autoridades se reuniram em Mimoso do Sul
Por Robson Maia
Em encontro promovido pela Comissão de Saúde e a Frente Parlamentar de Enfrentamento às Enchentes da Região Sul da Assembleia Legislativa (Ales) na última segunda-feira (24), autoridades locais e estaduais se reuniram no município de Mimoso do Sul, Região Sul, para debater as ações de reconstrução após um ano dos desastres ambientais. Na época, fortes chuvas devastaram a cidade e ocasionaram a morte de 19 pessoas.
A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de deputados, autoridades de vários órgãos e poderes do Estado, além de moradores. Os presentes debateram as principais medidas para reconstruir o município e também evitar novos desastres.
O governador em exercício, Ricardo Ferraço, do MDB, afirmou que o esforço coletivo das instituições foi fundamental para restabelecer o funcionamento da cidade com pouco mais de 26 mil habitantes foi a marca da reunião.
“O que nós assistimos há um ano foi uma marca de devastação, Mimoso estava completamente destruída. Um ano depois, por força da união, da capacidade de trabalho, de superação, a cidade está reconstruída, a autoestima das pessoas está presente. E tudo isso só foi possível (…) por conta de muita solidariedade humana, muita misericórdia, de todos os capixabas”, destacou o governador em exercício Ricardo Ferraço (PSDB).

A recuperação da cidade foi destacada pelo prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, do Republicanos. “Naquele momento eu não imaginava que um ano após a enchente a cidade estaria como está hoje. Nossa cidade está recuperada, nossos comerciantes em grande parte já estão de volta, agora com a colheita do café tende a aquecer ainda mais o nosso comércio. Faltam alguns projetos para podermos entregar para a nossa população, só que temos que deixar a mensagem de que tudo que precisa ser feito para amenizar nas próximas chuvas está sendo feito”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal, também parabenizou a recuperação de Mimoso. “Como a cidade se recuperou, como está bonita. Aquele cenário de guerra, de tsunami se superou e nos enche de alegria e esperança por dias melhores (…) Estamos juntos para dar continuidade aquilo que for preciso fazer. Essa audiência é para escutar o que precisamos para seguir adiante e evitar que tragédias como essa aconteçam novamente”, disse.


O presidente da Ales, Marcelo Santos, do União Brasil, também lembrou como encontrou a cidade após a tragédia e destacou a colaboração da Ales.
“Mimoso foi a cidade mais atingida pelas fortes chuvas há um ano. E aqui estivemos eu e o governador Renato Casagrande dentro das primeiras horas, mostrando a nossa solidariedade, mas também com a sensação, naquele dia, de impotência muito grande. E aí, naquele momento, nós destinamos R$ 17 milhões que havíamos economizado para o Fundo da Defesa Civil, para se somar a outros recursos e poder fazer valer a ação principal de ajudar essa cidade a se reerguer. Então, hoje, é o marco histórico, né?”, disse o parlamentar.
O proponente da reunião, deputado Dr. Bruno Resende, do União, avaliou como positiva a audiência.
“Nós que somos agentes públicos temos que prestar conta daquilo que a gente faz (…), então hoje tivemos dois momentos. Nós vimos o que o Estado pôde oferecer para Mimoso no momento da crise, da reconstrução e na prevenção de novas tragédias (…). Além disso, nós oferecemos o microfone aberto para a população e é fundamental para quem quer fazer política pública de verdade”, destacou o parlamentar, que preside a Comissão de Saúde e a frente parlamentar.