20.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Onda de calor eleva temperaturas em regiões do Brasil

Previsão do Inmet é de máxima de 40ºC, com altas temperaturas provocadas por uma massa de ar seco associada à falta de chuva

Uma onda de calor atinge, até quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados destas regiões e proximidades.

Segundo o Inmet, as altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil.

- Continua após a publicidade -

Além disso, segundo os especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

A partir de quinta-feira (15), há uma pequena possibilidade de chuva nas localidades mais afetadas pelo calor na área central do país, o que vai amenizar as temperaturas, apesar de permanecer abafado. A chuva age como um termorregulador da atmosfera, já que as nuvens formam uma espécie de barreira do calor.

Com informações de Agência Brasil.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA