20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

O Espírito Santo pode ter crise hídrica?

Cinco estados brasileiros receberam alerta por causa da falta de chuva

Por Samantha Dias 

Cinco estados do Brasil – Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná – receberam alerta de possível crise hídrica por causa da falta de chuva. O Espírito Santo pode ficar nessa mesma situação? Pode ter crise hídrica no estado?

De acordo com informações do Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, esses estados estão em racionamento pelos acontecimentos verificados nos últimos anos, e que até o final do ano essa situação pode afetar o Espírito Santo.

Ainda de acordo com informações do Fórum, a quantidade de chuva no ES nos últimos meses foi menor do que o previsto, o que reforça o alerta para os próximos meses. Estudos indicam, de acordo com o Fórum, que o fenômeno La Niña, que vai predominar no final deste ano, não traz muita chuva para a região Sudeste.

O Incaper informou que, de modo geral, o Espírito Santo apresentou volume de chuvas dentro do esperado, mesmo sendo distribuído de forma irregular. No trimestre relativo ao verão (jan-fev-mar) tivemos um padrão anormal das chuvas em todos os meses. Em abril, primeiro mês da transição entre a época chuvosa e seca, a grande variabilidade das chuvas se dá em função das mudanças aceleradas nas condições do tempo.

A última atualização do Mapa do Monitor de Secas do Estado, coordenado pela Agência Nacional de Águas, aponta que em função das alterações mensais todo o Espírito Santo enquadra-se na condição “Sem Seca Relativa”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade