26.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Novo recorde na safra do café Conilon no Espírito Santo

Novo recorde na safra do café Conilon no Espírito SantoRelatório divulgado pela Conab mostra que a produção capixaba de Conilon em 2012 chegou a 9.713 milhões de sacas, 14,35% a mais que a safra de 2011.

O Espírito Santo tem um novo recorde de safra para o café Conilon. O relatório divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com os números finais da safra de café beneficiado no Brasil confirmou que a produção capixaba de Conilon na safra 2012 é de 9.713 milhões de sacas. O total supera em 14,35% (1.219 milhão de sacas) a safra 2011, que também havia sido recorde, com a produção de 8.494 milhões de sacas.

- Continua após a publicidade -

“O Espírito Santo é o único Estado brasileiro a ter safras significativas dos dois tipos de café comercializados no mundo e temos muito a comemorar: um milhão de sacas a mais relação a 2011, o que vai gerar uma receita bruta adicional de mais de R$ 300 milhões para as mais de 60 mil propriedades que produzem café em terras capixabas”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Em números gerais, a produção de cafés no Espírito Santo é recorde e consolida o Estado como o segundo produtor de cafés do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Os 12.5 milhões de sacas produzidas representam um crescimento de 8,0% em relação a safra passada, que foi de 11.5 milhões de sacas. Desse total, 77,7% (9.7 milhões de sacas) são de Conilon e 22,3% (2.7 milhões de sacas) são de arábica.

O crescimento da produção de Conilon pode ser creditado às condições climáticas adequadas registradas ao longo do ano para a espécie, associado ao uso de tecnologias superiores à disposição pelos produtores rurais. Para o arábica, a diminuição da produção em relação a safra anterior ocorre, sobretudo, ao déficit hídrico, atraso de chuvas e baixas temperaturas com ‘frentes frias’ e baixa insolação, principalmente nos períodos da floração, fertilização, ‘pegamento’ e enchimento de frutos.

Outro dado importante confirmado pela Conab foi a produtividade média das lavouras capixabas. Envolvendo os dois cafés, a produtividade dos cafezais do Espírito Santo está estimada em 27,77 sacas por hectares, sendo 34,68 sacas para o café Conilon e 16,40 sacas para o arábica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA