24.1 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

Novo golpe no WhatsApp oferece passagens aéreas

Leia Também

Bolsonaro afirma que está com a covid-19

Com 65 anos, o mandatário faz parte do grupo de risco da doença. O resultado foi confirmado após o chefe do Planalto ter apresentado febre no dia anterior.

Ministérios defendem venda de refinarias após Congresso pedir bloqueio

Pastas da Economia e de Minas e Energia emitiram nota. Saiba mais!  A privatização de refinarias da Petrobras encontra aval em decisões recentes do Supremo...

Começam hoje inscrições para o Sisu

Pela 1ª vez, serão ofertadas vagas na modalidade a distância. Saiba mais! A partir de hoje (7), estudantes que participaram da edição de 2019 do...

SinoVac começa etapa final de testes da vacina contra covid-19

Empresa chinesa começa a selecionar voluntários neste mês. Saiba mais! A chinesa SinoVac está iniciando os testes da fase 3 de sua potencial vacina contra...

Mensagem diz que você ganhou duas passagens pelos 50 anos da empresa mas, ao clicar no link, um malware é instalado e fica coletando todas as informações. 

Usuários do WhatsApp têm recebido diariamente uma mensagem afirmando que a empresa Latam está oferecendo duas passagens aéreas em comemoração aos seus 50 anos. Para supostamente ganhar as passagens, a mensagem aponta um link que deverá ser acessado pelo usuário, para somente responder a quatro perguntas e ser contemplado.  

O problema é que a promoção nunca existiu e se trata mesmo é de uma tentativa de golpe.  Ao clicar no link indicado, um malware (veja quadro) é instalado no smartphone e o vírus fica instalado no aparelho, coletando todas as informações. Além de cadastrar o usuário automaticamente em serviço de mensagens pagas, o vírus também usa o smartphone para divulgar o golpe para a lista de contato do usuário.

Nesse golpe, o endereço usado não é o site da TAM, que mudou seu nome para LATAM, e que além de jamais enviar mensagens para usuários das redes sociais e do WhatsApp, não está realizando nenhuma promoção. O endereço utilizado pelos golpistas é “101promo.net”, o site que tem vírus hospedado, pronto para infectar os aparelhos telefônicos.

Vale ressaltar que, sempre que mensagens apresentarem vários erros de português, como essa envolvendo a oferta de passagens, muito provavelmente será golpe.

O que fazer? 

Caso você já tenha recebido essa mensagem e clicado no link, então são grandes as chances de seu aparelho estar infectado. O melhor a fazer agora é informar a todos os seus contatos para que eles não cliquem na mensagem que provavelmente receberão do seu aparelho. Também será preciso cancelar os serviços nos quais foi inscrito, uma vez que o malware faz esses cadastros automaticamente. Não esqueça de instalar um bom anti-vírus e deixá-lo rodar em seu aparelho para detectar as ameças.   

Malware – o termo do inglês “malicious software” (software nocivo ou malicioso), é um programa que se infiltrar no sistema do computador para causar alguns danos, alterações ou roubo de informações. Pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares. O Malware, que Inclui vírus, worms, cavalos de tróia, ransomware, spyware, adware e outros programas, é muitas vezes disfarçado, ou encaixado dentro de arquivos não maliciosos. 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Planejamento e pesquisa ajudam microempresa a ter crédito na pandemia

Cooperativas, fintechs e empresas individuais emprestam a juros baixos. Saiba mais! Um dos principais gargalos para os negócios de pequeno porte durante a pandemia da...

Caixa deposita saque emergencial do FGTS para nascidos em fevereiro

Valor será creditado nesta segunda-feira (6) pelo banco. Confira! A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do...

O que fazer se entregou a declaração de imposto de renda com erro?

O prazo para a entrega do IRPF na última terça-feira (30). Contudo, muitos continuam preocupados pois descobriram que cometeram erros na hora do envio e querem saber como ajustar o documento.

O exemplo cooperativista para enfrentar crises

O cooperativismo é uma forma cada vez mais eficaz para avançar em momentos de crise, ainda mais num mundo que se desenha cada vez mais colaborativo.

Vida Capixaba

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Marcos Caruso é o homenageado do 3º FestCine Pedra Azul

O ator reúne em seu extenso currículo 16 filmes, 26 novelas, 28 espetáculos de teatro e a participação em minisséries e produções especiais para televisão, além de trabalhos como diretor, dramaturgo e roteirista.

Vila Velha renova contrato de bicicletas compartilhadas

O Bike VV foi renovado por mais três anos e o horário de empréstimos das bicicletas ampliado para 24 horas.
Continua após publicidade